Meio Ambiente - Terça-feira, 28 de Julho de 2020

Prefeitura ressalta a importância do “Dia do Agricultor”

O “Dia do Agricultor” é celebrado hoje (28). Diversos profissionais estão cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* que cultivam principalmente amendoim;* mandioca;* milho;* além da implantação experimental da soja;* sendo fundamentais para a geração de emprego e renda no município.

Com o objetivo de auxiliar os agricultores e estimular cada vez mais o setor;* a Prefeitura de Tupã oferece a Patrulha Rural;* um projeto que viabiliza serviços e empréstimos de implementos agrícolas aos pequenos e médios produtores rurais (com terras de 1 a 10 alqueires). Até junho de 2020;* o serviço já atendeu cerca de 100 profissionais da cidade.

Por meio da Patrulha Rural;* o produtor consegue diversos equipamentos para aumentar a quantidade de produção;* dentre os diversos tipos de implementos;* estão: gradão;* aiveca;* grade niveladora;* plantadora de mandioca;* esparramador de calcário/adubo;* tratores;* entre outros.

Para solicitar o serviço;* os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* localizada na rua Francisco Budaibes;* 101;* para verificar as exigências do projeto e preencherem o requerimento com os dados pessoais e da propriedade.

O produtor passará a fazer parte da lista de serviços após o pagamento do boleto bancário. Vale lembrar que a Patrulha Rural viabiliza os equipamentos por um valor abaixo do mercado;* sendo que todos os recursos arrecadados são revertidos para a compra de mais maquinários e para a manutenção dos equipamentos já oferecidos.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues - Zé Vinagre;* explica que a agricultura é responsável por aproximadamente 14;*55% do PIB (Produto interno bruto) brasileiro;* sendo um setor fundamental para o sustento e desenvolvimento do país.

“A agricultura é forte não só no Brasil;* mas em todo o mundo. Em cidades menores;* como Tupã;* é ainda mais forte;* sendo responsável por grande parte dos empregos e alimentação da população. Por isso;* parabenizo os agricultores pelo seu dia e pelo papel que desempenham na vida de todos”;* destacou.

O prefeito Caio Aoqui também parabenizou os profissionais pelo “Dia do Agricultor” e ressaltou a importância da Patrulha Rural para o crescimento do setor. “Oferecemos a Patrulha Rural com o objetivo de amparar os agricultores;* para que cresçam e ampliem cada vez mais suas produções. Além disso;* parabenizo cada produtor rural do município;* por toda a dedicação a este importante segmento da economia brasileira”;* parabenizou.

Dia do Agricultor

O “Dia do Agricultor” foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630;* de 27 de julho de 1960;* em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.