Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 28 de Julho de 2020

Prefeitura inicia cronograma de ajustes de segurança em prédios escolares

Com o objetivo de regularizar as conjunturas de segurança e prevenção em prédios de responsabilidade do poder Executivo;* a prefeitura verifica as condições das escolas municipais;* para que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) seja atendido e regulamentado.

Na última semana;* a administração realizou reunião para a definição de medidas definitivas para tratar das possibilidades e cronogramas;* e responder ao Processo Legislativo de Nº 1004394-38.2018.8.26.0637;* que determina a regularização das condições preventivas das escolas municipais.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* responsável pela regularização dos prédios;* existem 24 edificações escolares de responsabilidade da Prefeitura que foram verificadas para a realização do cronograma de vistorias e normalização.

De acordo com titular da Pasta;* Valentim César Bigeschi;* dentre as 24 edificações de ensino;* 11 já possuem o documento de regulamentação e outras 7 já possuem projeto aprovado;* porém o imóvel está em fase de execução;* orçamento ou licitação para obtenção do AVCB.

“Para a regularização dos prédios que ainda não possuem a verificação do Auto de Vistoria;* nós montamos cronograma para a realização das obras dentro das especificações. O cronograma detalha o período previsto para a entrega das obras já iniciadas e que ainda serão”;* contou.

Conforme Bigeschi explicou;* o cronograma mostra que até o final deste ano a Secretaria prevê a entrega de 4 prédios já dentro das normas;* as EMEIEF’s José Maris e Odinir Magnani;* a EMEIF Gino Bolognesi e o Projeto Prof. Izilda de Freitas Alves. Para o primeiro semestre de 2021;* a Pasta entregará as EMEIEF’s Prof. Thiago Leandro e Sonia M. G. Jeronimo e o CMEI José Mário de Paula. Já no segundo semestre de 2021 será realizada a entregada das EMEIF’s Gov. Mário Covas;* João Geraldo Iori;* do CMEI Irene Resina Migliorucci e Projeto N. Sra da Paz.

“Vale destacar que todas as escolas já possuem medidas mínimas de segurança contra incêndio;* como extintores;* sinalização das rotas de fuga;* acessibilidade e ainda;* recebem manutenção periodicamente pela Prefeitura. Além disso;* é importante ressaltar que os prédios possuem idade entre 2 e 44 anos e;* ao logo desse período;* não houve registros de ocorrência relativa à segurança das edificações”;* disse o titular da Pasta.

Já o prefeito Caio Aoqui disse que a Prefeitura;* além de orientar a população sobre as devidas regularizações de prédios particulares com o AVCB;* busca também manter as edificações de sua responsabilidade dentro da regulamentação. Isto porque o documento atesta que a edificação está protegida com as medidas de segurança implementadas.

“Com a pandemia houve uma diminuição no repasse de recursos para o setor da Educação;* fazendo com que os investimentos fossem menores. No entanto;* a segurança de todos é de extrema importância por isso;* a Prefeitura já organizou um cronograma que aguarda confirmação promotoria para sua execução”;* concluiu.