.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura destaca importância do aleitamento materno

Prefeitura destaca importância do aleitamento materno


Prefeitura destaca importância do aleitamento materno

Este mês é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. Por isso;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês em seus primeiros anos de vida.

De 1 a 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno;* porém;* por conta da pandemia do coronavírus;* tendo em vista as recomendações dos órgãos de saúde;* neste ano;* não haverá rodas de conversa ou ações especificas;* com objetivo de proteger e preservar a saúde das mães e dos bebês.

Entretanto;* a Prefeitura preparou um presente para todas as famílias que participam do projeto “Curumim”;* iniciativa que atua no acompanhamento durante os primeiros meses de vida dos bebês;* com orientações sobre os principais cuidados e agendamentos dos primeiros exames e avaliações;* como o teste da orelhinha;* teste do pezinho;* avaliação com pediatras e as primeiras vacinas.

Em Tupã;* as questões voltadas aos recém-nascidos são trabalhadas durante todo o ano e;* por meio do “Curumim”;* as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) promovem permanentemente ações voltadas ao crescimento saudável do bebê;* acompanhando as famílias e orientando-as sobre os benefícios do aleitamento e outras questões importantes relacionadas às crianças.

Vale lembrar que por conta da pandemia;* os atendimentos estão centralizados no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AMEM);* seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. Nestes atendimentos;* as equipes reforçam a importância do aleitamento materno exclusivo até os dois anos de idade.

A diretora do departamento de Atenção Básica;* Simone Veronez Bauer;* explica que o leite materno possui todos os nutrientes necessários para a proteção e desenvolvimento da criança;* sendo a amamentação uma prática fundamental para a promoção de saúde do bebê.

“A amamentação contribui para a redução da mortalidade infantil;* além de trazer diversos benefícios para a criança;* como uma melhor nutrição;* redução de alergias e doenças crônicas;* entre outros. Para as mamães;* o ato de amamentar reduz o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2 para toda a vida;* entre outros benefícios”;* destacou.

O secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* acrescenta que a amamentação é a melhor forma de salvar vidas infantis;* pois é por meio do leite materno que o bebê recebe os anticorpos da mãe;* o que é fundamental para proteger contra várias doenças. Ele também ressaltou a importância de ações que incentivem o aleitamento materno.

“O risco de asma;* diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas;* mesmo depois que elas param de mamar. São diversos os benefícios que a amamentação traz tanto para a mãe quanto para os bebês. Por isso;* é fundamental desenvolver estratégias que promovam a importância da amamentação. Por conta da pandemia;* não podemos realizar ações específicas voltadas para o aleitamento;* mas lembramos que por meio do Curumim;* oferecemos toda a assistência para as novas mamães e seus filhos”;* disse.

Agosto Dourado 2020

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação;* e a cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno. Para este ano;* o tema definido foi “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”.

O principal objetivo é informar sobre as ligações entre a amamentação e o meio ambiente;* com o simples ato de amamentar é possível reduzir o descarte de embalagens no meio ambiente e a utilização de energia e combustíveis. Isto porque;* ao contrário das fórmulas artificiais;* o leite materno é feito pelo próprio corpo e não demanda nenhum processo industrial;* não poluindo o meio ambiente e não degradando recursos naturais.

387 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.