Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura alerta sobre o calendário de vacinação
A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* alerta a respeito do calendário vacinal e reforça que atualmente as 15 salas de vacinação das Unidades Básica de Saúde (UBSs) do Município estão focadas na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e na Campanha de Vacinação Tríplice Viral;* além de contar com doses de vacinas do Programa Nacional de Imunização.
Segundo a Pasta;* a Campanha de Vacinação Contra a Gripe está aberta para toda a população;* oportuniza a imunização contra os vírus do tipo Influenza A (H1N1 e H3N2) e B;* e se estende até o fim do mês. As crianças imunizadas pela primeira vez neste ano deverão receber a segunda dose em um intervalo mínimo de 30 dias após a primeira. O objetivo é facilitar o diagnóstico do Coronavírus;* por meio da eliminação da possibilidade de infecção por influenza;* além de evitar complicações por contágio por ambos os vírus.
A Secretaria destacou que também está vigente a Campanha de Vacinação da Tríplice Viral;* que protege contra o sarampo;* caxumba e rubéola. O público-alvo é formado por crianças de 6 a 11 meses (dose zero);* pessoas de 1 a 29 anos (seletivo;* por meio da verificação da carteira vacinal) e adultos de 30 a 49 anos (imunização em todos).
A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica;* Juliana Yuri;* destacou que além destas campanhas;* há também uma atenção especial para a vacinação contra a meningite e infecções generalizadas (vacina Meningo ACWY);* cujo público-alvo é composto por adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Juliana ainda reforçou os cuidados para receber a imunização.
“Mesmo os imunizados pela vacina meningocócica C na primeira infância devem ser imunizados com esta nova dose;* que protege contra meningite e infecções generalizadas causadas por diversos tipos de bactéria meningococo. Para receber a imunização por estas ou outras vacinas do Programa Nacional de Imunização;* o munícipe deve estar munido com a caderneta de vacinação;* CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”;* reforçou.
Juliana ainda salientou que além dos documentos;* o munícipe deve tomar diversos cuidados;* como usar máscara de proteção;* manter o distanciamento de 1;*5 metros de outras pessoas e utilizar o álcool em gel 70% (disponível na unidade) para higienização das mãos;* evitando o progresso do coronavírus. Ela também informou os horários de funcionamento e reforçou que a população deve se atentar aos sintomas gripais.
“Pessoas com sintomas gripais não devem ir às salas de vacinação;* e devem ligar na Unidade que deseja se imunizar e explicar toda a situação;* para que os profissionais agendem outro dia para a aplicação. As UBSs atendem de segunda a quinta-feira;* das 7h30 às 16h30 e na sexta-feira;* das 7h30 às 16h”;* salientou.
O titular da Pasta;* Dr. Miguel Ângelo De Marchi;* explicou a importância de se imunizar e manter o calendário vacinal em dia. Ele reforçou que diante da pandemia;* é fundamental manter a população imunizada contra diversos outros vírus;* evitando complicações e facilitando o diagnóstico do coronavírus.
“A imunização por meio da vacinação é a forma mais eficaz de combater diversos vírus e bactérias;* evitando complicações e até mesmo o óbito. Em meio à pandemia;* esta é uma alternativa para reforçar a imunidade da população;* pois mesmo que não combata o novo vírus;* evita que complicações geradas por outros vírus dificultem a recuperação em casos de COVID -19. Além disso;* com a população imunizada;* o diagnóstico de infecção por outros vírus é descartado;* facilitando o diagnóstico do coronavírus”;* enfatizou.
Meningite
A meningite pode ser causada por vírus ou por bactérias e é uma inflamação das meninges;* membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença é grave e pode acometer pessoas de qualquer idade;* porém tende a ser mais frequente em crianças menores de cinco anos.
Tríplice Viral
A vacina tríplice viral é a única medida preventiva e eficaz conta o sarampo;* caxumba e a rubéola. E cada pessoa deve tomar duas doses dela;* conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.