Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020

Pontos da Macro apresentam 100% de eficácia durante as recentes chuvas

Como divulgado recentemente pela Prefeitura;* as obras de macrodrenagem já estão alcançando a finalização de sua primeira etapa e;* com isso;* os resultados do amplo trabalho das equipes já mostram repercussões efetivas. Nas recentes chuvas que atingiram o município;* a Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito não registrou nenhum ponto da obra que tenha sofrido com as pancadas de chuva.

Ainda de acordo com informações da Pasta responsável;* a baixada da rua Caingangs;* as proximidades da rua Lélio Piza e partes das ruas da Vila Marajoara;* que eram os pontos mais críticos e que apresentavam constantes alagamentos com as chuvas mais fortes;* agora já apresentam melhoras no sistema de drenagem pluvial.

O titular da Pasta;* Valentim César Bigeschi;* ressaltou que os serviços de microdrenagem;* como redes de bocas de lobo que se interligam aos ramais de escoamento da macrodrenagem;* já foram realizados e por isso os resultados já se mostram promissores.

“O sistema de drenagem pluvial tem capacidade para escoamento de toda a água das chuvas mais intensas. No entanto;* o sistema poderá sofrer caso haja acúmulo de lixos e materiais jogados em locais indevidos;* podendo parar na bocas de lobo e haver obstrução das mesmas”;* explicou.

Bigeschi ainda apontou que com a aproximação da estação do verão;* as chuvas serão mais constantes;* e as equipes responsáveis estarão em alerta;* monitorando e dando manutenção no sistema de drenagem. “Só nos primeiros dias de dezembro;* choveu no município 95 mm e logo;* com a chegada do verão;* as chuvas podem se intensificar. Por isso;* é importante que as pessoas se conscientizem sobre o descarte de lixo;* para que os materiais inservíveis e sacolas plásticas com ou sem conteúdo;* não parem nas bocas de lobo”;* disse.

O Prefeito Caio Aoqui reforçou o pedido a população para que se policiem com relação ao descarte de lixos e materiais inservíveis. “A Prefeitura busca realizar trabalhos que possam trazer melhores condições de vida para toda a população da cidade. No entanto;* todos os trabalhos precisam do apoio da população;* para que as obras permaneçam sendo eficientes para todos”;* enfatizou.