Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020

Prefeitura alerta sobre descarte incorreto de lixo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza coleta de lixos orgânicos;* recicláveis;* pneus;* móveis;* materiais inservíveis;* galhos;* entre outros resíduos; porém;* há ainda casos de descarte destes em locais indevidos. Segundo a Pasta;* a incidência aumenta conforme chegam as festas de final de ano e datas comemorativas;* e ressalta a importância de descartar adequadamente.

De acordo com Josias Rodrigues – Dedo;* chefe do setor responsável pela coleta;* as equipes realizaram limpezas nas gaiolas ecológicas na manhã da última quinta-feira (25) e no último sábado (26);* pois durante o feriado do Natal houve grande acúmulo de lixo;* fazendo com que estes fossem descartados de maneira incorreta.

“Nós posicionamos estas gaiolas para evitar o descarte nas laterais e acostamentos das rodovias e estradas de nossa cidade; porém;* com a chegada das festas de final de ano e demais comemorações;* a população descarta incorretamente;* seja em outros locais ou fora das gaiolas;* o que pode ocasionar o surgimento de animais silvestres ou peçonhentos;* colocando a saúde e segurança da população em risco”;* explicou.

Josias ainda explicou que para estes serviços foram utilizados 2 caminhões basculantes;* e uma pá carregadeira. Segundo ele;* com o descarte correto dentro das gaiolas;* o trabalho das equipes fica mais eficiente e evita a poluição do meio ambiente. “Nesta época;* as coletas têm um aumento de cerca de 10 toneladas de resíduos recolhidos diariamente pela Pasta;* necessitando de mais atenção para manter a cidade limpa”;* disse.

O titular da Pasta;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* explicou que com a colaboração da população;* a cidade fica mais limpa. Zé ainda informou que somente na coleta desta segunda-feira (28);* foram recolhidas cerca de 80 toneladas de resíduos.

“Pedimos a colaboração da população ao realizar o descarte;* fazendo de maneira adequada;* no espaço correto;* evitando que animais peçonhentos apareçam e coloquem em risco a saúde da população;* além de contribuir para a preservação da natureza e para a limpeza urbana e rural de nosso município”;* pediu.