Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020

Planejamento;* Obras e Trânsito divulga balanço das ações deste ano

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* informou o balanço das atividades realizadas pela Pasta durante o ano de 2020. Entre as realizações;* destacam-se várias ações já finalizadas;* que proporcionam melhores condições de infraestrutura;* mais segurança e qualidade de vida para a população tupãense.

Dentro do balanço;* a Secretaria apontou que as equipes se mobilizaram para que importantes obras para a cidade fossem entregues neste ano. Entre estes espaços já finalizados estão: o prolongamento da Rua José Demicheli Filho;* a ampliação da Unidade de Saúde da Família Mirian Roseli Benito Pimentel (Miroca);* a obra do Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes” e as construções do Parque Ecológico “Izidoro Nechar”;* Passarela na EMEIEF Gino Bolognesi e da Ponte do bairro Granada.

Além destas construções;* a Pasta também informou que existem obras que estão sendo executadas e logo serão finalizadas;* como: a construção do Parque Indígena de Tupã;* da ponte do Rio do Peixe;* e da Praça Amélio Muccio Mazzei;* a reforma e ampliação da EMEI José Maris (1ª e 2ª etapa);* da Unidade de Saúde da Família de Tupã Alto Sumaré e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA;* a Implantação e Modernização de Infraestrutura Esportiva do Ginásio Nova Tupã e a adequação do Posto de Combustível do Almoxarifado.

Também foram realizadas as adequações do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio no Poupa Tempo;* na EMEF Odinir Magnani;* no Estádio Municipal e na Praça Multiuso de Tupã;* com o objetivo de manter a segurança nestes locais e preservar a vida de funcionários e visitantes.

Em relação à segurança no trânsito;* a Pasta informou a manutenção de pinturas;* a implantação de novos dispositivos e novas sinalizações;* como canalização de vias;* que vem sendo implementada para garantir melhor visualização;* organização do sistema e diminuição de acidentes de trânsito.

Na área de urbanismo;* foi implementado;* de modo efetivo;* o programa de Regularização Fundiária Urbana - Reurb-E;* existindo hoje 10 procedimentos em andamento;* sendo que 1 deles já obteve aprovação no projeto urbanístico.

Uma das grandes conquistas da Prefeitura;* por meio da Secretaria;* também foi a retomada das obras de Macrodrenagem;* que neste ano teve grande avanço e executou mais de 90% nos braços esquerdo e direto do Córrego Afonso XIII. Vale ressaltar que a obra ainda está em andamento;* mas já apresentou grande eficácia na captação das águas pluviais em todos os pontos que contam com os trabalhos de Macro e Microdrenagem.

Além disso;* para ampliar a captação das águas;* foram feitas reconstruções e ampliações no sistema de drenagem em diversos pontos da cidade;* como nas proximidades da CAMAP;* no bairro Jaçanã;* na rua Waldemar e a reconstrução parcial da drenagem Tupã- Queiróz (São Martinho).

Outra grande ação da Prefeitura junto à Pasta foi a seleção de algumas ruas do município para receberem o recapeamento asfáltico;* custeado pelo Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA);* que é um dos maiores investimentos em infraestrutura urbana da história de Tupã. Foram recapeados diversos trechos de mais de dez ruas do município;* levando segurança e qualidade para os motoristas e pedestres.

A Pasta priorizou;* durante este ano;* a revitalização da capa asfáltica de diversas ruas do município;* buscando manter a qualidade das vias por mais tempo. Entre as ruas contempladas com estes trabalhos estão: Ruas Yukio Andaku;* João Nave;* Augusto Carlino;* Aimorés;* Marília e outros diversos trechos das ruas dos bairros Santa Adélia;* Centro;* Vila Independência e zona Leste.

Também foram realizados serviços de Implantação de Iluminação LED na Praça do Conjunto Habitacional José Feliciano e na rua Aimorés;* além de outros diversos serviços de rotina da Pasta;* como: Operação Tapa-buracos;* manutenção de estradas rurais;* limpeza urbana;* manutenção de canais;* entre outros.