Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021

Tupã recebe verba de programa estadual voltado ao agricultor

O município de Tupã;* por meio de uma parceria entre as Secretarias de Agricultura e de Obras;* firmou convênio para promoção do desenvolvimento rural sustentável pelo programa “Cidadania no Campo – Município Agro”;* e será beneficiado com o valor de R$30 mil.

Os recursos transferidos do estado ao município serão revertidos na conservação da Estrada Rural TUP 378;* mais especificamente nos trechos mais críticos do Km 0;*5 até o Km 1;*5.

“Os R$30 mil disponibilizados devem ser aplicados;* preferencialmente;* para conservação de estradas rurais. E conforme nosso Plano de Trabalho;* essa melhoria impactará positivamente a rotina de 110 produtores rurais”;* informou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre.

A escolha do local foi possível após estudo técnico realizado pela Secretaria de Planejamento;* Obras e Trânsito. “Decidimos adquirir britas para melhorar pontos específicos da estrada;* e no potencial número de pessoas indiretamente beneficiadas”;* explicou Valentim Bigeschi;* secretário responsável pela criação do Plano de Trabalho.

O objetivo do “Cidadania no Campo” é orientar a idealização das políticas públicas em benefício do agronegócio sustentável;* a promoção de melhores condições de vida aos cidadãos rurais e o fortalecimento da agricultura local.

A conquista foi viabilizada após envio de uma série de documentos que comprovaram as ações em prol da agricultura referentes ao Ciclo 2019/2020. A participação de Tupã no programa teve a colaboração do Deputado Mauro Bragato; do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico;* Eduardo Edamitsu – Shigueru;* atual presidente da câmara de vereadores de Tupã; da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Tupã;* e de Francisco Torturello da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

De acordo com o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável;* 400 cidades aderiram ao programa;* e 316 concluíram todas as etapas. Os convênios são firmados de modo meritocrático;* e proporcional à quantidade de projetos/ações voltados à gestão pública junto ao setor.