Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2021

Produtores rurais podem solicitar instalação de fossa séptica

Produtores rurais de Tupã que ainda não possuem fossa séptica nas propriedades podem participar do programa oferecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã para instalação gratuita de unidades de tratamento de esgoto;* viabilizado junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

No total;* 41 fossas sépticas serão instaladas na zona rural do município. “Ainda temos 10 vagas em aberto. E até 26 de janeiro;* oito biodigestores foram instalados”;* informou o secretário da pasta responsável;* José Rodrigues – Zé Vinagre.

Zé Vinagre informa que serão atendidas apenas propriedades rurais com no mínimo 2 hectares. “O programa não atende loteamentos clandestinos ou propriedades localizadas na zona urbana”;* afirmou Zé.

A parceria da Prefeitura de Tupã com a Fehidro possibilita fornecer o material e a equipe que fará a construção e instalação das fossas biodigestoras modelo EMBRAPA (2014);* conhecidas por reduzir a poluição do solo;* de rios e córregos. As fossas biodigestoras tratam o esgoto sanitário de modo eficiente;* sem gerar odores e produzindo um composto que pode ser utilizado como fertilizante.

O vice-prefeito Renan Pontelli;* já atuou como secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã e parabenizou a iniciativa. “Quando fecharmos as 10 vagas restantes;* teremos mais de 40 famílias beneficiadas por esse sistema eficiente que faz a destinação apropriada para o esgoto doméstico;* aumentando o saneamento básico na área rural de Tupã”;* finalizou.

A importância do projeto também foi ressaltada pelo prefeito Caio Aoqui. O chefe do executivo declarou que as fossas biodigestoras são uma ferramenta de saúde pública;* pois trazem qualidade de vida aos moradores do campo. “As políticas de saneamento e proteção ao meio ambiente são indispensáveis para o município;* e Tupã mostra que continua agindo em prol da população e da natureza”;* comentou Caio.

Os interessados devem apresentar na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente documentos pessoais (RG e CPF); o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR);* a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR);* o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Matrícula do Imóvel em que deseja instalar a fossa.