Time do Emprego encerra calendário de capacitação do ano
Time do Emprego encerra calendário de capacitação do ano
"
Facilitadores de 12 regiões paulistas participaram do treinamento
Trinta e sete pessoas participaram do último encontro do ano para qualificação de facilitadores do programa Time do Emprego. O evento teve duração de 5 dias (de 28/10 a 01/11) e reuniu facilitadores de 22 cidades;* de 12 regiões administrativas do Estado – Piracicaba;* Ribeirão Preto;* Sorocaba;* Araçatuba;* Bauru;* Vale do Ribeira;* Franca;* Marília;* Litoral;* São José do Rio Preto;* Campinas e Grande São Paulo.
Participaram da entrega dos certificados e término dos encontros de capacitação de 2013;* os secretários titular e adjunto do Emprego;* Tadeu Morais e Aparecido Bruzarosco;* respectivamente;* o coordenador de Políticas de Emprego e Renda;* Pedro Nepomuceno;* e a coordenadora do Time do Emprego;* Françoise Antunes.
Morais destacou a importância da disseminação do programa e falou sobre os resultados positivos que tem conquistado. “O Time do Emprego é um programa campeão. O próprio governador Geraldo Alckmin sabe disso e têm nos cobrado para que sejamos multiplicadores desses resultados. A verdadeira ajuda que podemos dar às pessoas é o incentivo;* o apoio à mudança de vida”;* afirmou. Em seu discurso;* Nepomuceno afirmou que a missão do facilitador é ser um motivador. “Muitas vezes o trabalhador passa por momentos difíceis e não encontra mais seu caminho. O Time do Emprego é uma ferramenta poderosa para ajudar essas pessoas a descobrirem suas habilidades;* ou até mesmo outras;* e se recolocarem no mercado”;* disse o coordenador. Os facilitadores capacitados serão responsáveis por desenvolver o programa nas cidades do Arujá;* Barra do Turvo;* Cajati;* Capivari;* Cordeirópolis;* Elias Fausto;* Embu das Artes;* Franca;* Iracemápolis;* Jacupiranga;* Lençóis Paulista;* Miracatu;* Pedro de Toledo;* Registro;* Salto;* Santa Adélia;* São Pedro;* Serrana;* Tupã e Valinhos.
Na última sexta-feira de outubro (25);* 28 facilitadores de outras 16 cidades foram capacitados.
COMPANHEIRISMO E INCENTIVO
Na sexta-feira;* último dia do encontro;* os novos facilitadores falaram sobre a experiência da capacitação.
Uma das mais homenageadas pelos colegas;* a facilitadora Maria das Graças dos Santos;* é diretora de Economia Solidária de Barra do Turvo. Para ela;* a recepção em São Paulo foi muito calorosa. “Encontrei um companheirismo que jamais imaginei que existisse em uma cidade grande. Pude aprender muito com vocês e com certeza comecei amizades que vão me fortalecer como ser humano”;* disse.
Maria das Graças afirma que o incentivo do Time é muito importante para o desempregado. “Na capital paulista quem está desempregado consegue ter algum tipo de renda no trabalho informal. Já no interior;* é preciso ter muita criatividade;* para se reinventar e conseguir um meio de renda e o Time ajuda nesse processo”;* finalizou.
Antônio Alberto Gaspar;* coordenador do Telecentro e diretor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de Salto;* também foi bastante citado pelos colegas. Apesar de ter comandado cinco times na cidade;* essa é sua primeira experiência com facilitadores de outras regiões. “Gostei muito de ter participado da capacitação;* do conhecimento que absorvi;* porque isso vai me ajudar a incentivar as pessoas que querem voltar ao mercado de trabalho. Quero que no próximo ano tenhamos mais Times do Emprego na minha cidade”;* afirmou.
TIME DO EMPREGO Desde sua implantação;* em 2001;* mais de 23 mil pessoas passaram pelo programa no Estado. Destes;* 12 mil conseguiram colocação profissional.
O programa orienta e prepara o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses;* habilidades e qualificação profissional. “O Time do Emprego é importante para a colocação ou recolocação do cidadão no mercado de trabalho. Por isso;* quanto maior o número de orientadores;* melhor”;* diz o secretário Tadeu Morais.
COMO FUNCIONA Durante os 12 encontros – um a cada semana;* com duração de três horas – os facilitadores apresentam aos participantes do Time do Emprego técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho;* sugestões para aperfeiçoar aptidões e para produzir um currículo interessante;* postura no momento da procura por emprego;* dicas de comportamento em entrevistas;* entre outros assuntos.
Podem participar dos encontros maiores de 16 anos que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego. Os grupos têm até 25 pessoas. Para mais informações sobre o programa;* acesse: www.timedoemprego.sp.gov.br.
TUPÃ
O município foi representado pelas servidoras Jaqueline Rodrigues Nascimento e Franciele de Cássia Silva Souza. As duas foram capacitadas e receberam o certificado de facilitadoras.
Para o prefeito Manoel Gaspar;* o programa atende as necessidades das pessoas que estão em busca de uma vaga e recolocação no mercado de trabalho.
Segundo Clóvis Saito;* secretário de Desenvolvimento Econômico;* com o Time do Emprego;* as facilitadoras vão auxiliar os participantes na elaboração de um currículo;* como se portar em uma entrevista de emprego e a identificar seu perfil;* habilidades e competências;* de acordo com as vagas oferecidas. Serão oferecidas todas as ferramentas e técnicas na procura de um emprego.
O programa está previsto para acontecer no início do próximo ano;* em data a ser definida;* na Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* localizada na Av. Tapuias;* nº 907;* tel 3441-5566.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.