Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021

Prefeitura de Tupã auxilia nas obras de melhoria no IFSP

O Campus Avançado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Tupã está passando por melhorias de infraestrutura. O trabalho de pintura da parte interna e da externa do prédio tem colaboração de uma equipe cedida pela Prefeitura de Tupã. A ação integra o Acordo de Cooperação firmado entre o município e o campus.

De acordo com o diretor do IFSP;* Marcos Leite;* a restauração do local foi viabilizada por uma verba de R$150 mil;* conquistada pelo deputado federal Arlindo Chinaglia (PT). “Nós adquirimos todos os materiais e a prefeitura nos cedeu a mão-de-obra pintar. Essas são as primeiras de muitas reformas que faremos para conservação do prédio e para que seja possível transformar o Campus Avançado em Campus Pleno”;* explicou Marcos.

O deputado Chinaglia também destinou R$150 mil;* posteriormente complementados pela reitoria;* para restruturação da cobertura do pátio;* e manutenção da parte hidráulica;* com a substituição das caixas d’água e melhora das condições sanitárias. A própria reitoria do IFSP;* destinou ainda R$200 mil para troca do telhado e de blocos destruídos por árvores ou deteriorados pelo tempo.

Em 2020;* o prefeito Caio Aoqui reafirmou que a destinação do imóvel sede da Secretaria de Educação para instalação do IFSP é apenas um dos exemplos de reconhecimento da importância da instituição para a cidade. “Nossa relação com a IFSP está regulamentada pela Lei Complementar nº 281;* temos uma forte parceria que gera benefícios para toda sociedade”;* declarou Caio.

O chefe do executivo informa que futuramente;* servidores da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito também irão atuar na implantação de usinas de captação de energia fotovoltaica que serão instaladas no campus do IFSP. O projeto será custeado por um recurso de R$400 mil de um projeto da Energisa que apoia o fomento de fontes renováveis de energia;* e que teve apoio do vereador Paulo Henrique.

“A conta de energia do IFSP beira os R$25 mil;* e o projeto praticamente irá zerar essa conta que é paga pela Prefeitura. A previsão é de instalação antes do início do segundo semestre de 2021;* época em que provavelmente haverá alunos estudando presencialmente de novo”;* comentou.

O parlamentar ressaltou a cooperação da Secretária de Planejamento;* Obras e Trânsito;* da Secretaria de Educação de Tupã e da Administração Municipal.