Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021

95% da primeira etapa das obras de Macrodrenagem estão concluídas

As obras de Macrodrenagem continuam em andamento encontrando-se na etapa final. Nesta semana;* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito;* juntamente com a Caixa Econômica Federal;* efetuou a averiguação do andamento dos últimos trabalhos da primeira etapa da obra e os valores investidos até então.

Segundo os dados da 13ª medição realizada;* os técnicos apontaram que no braço direito foram efetivados 93;*6% dos trabalhos;* no valor de R$13.936.789;*53. Já a medição do braço esquerdo apontou a conclusão de 96;*3% dos trabalhos;* sendo o valor dos serviços avaliados em R$11.405.211;*41. De acordo com o titular da Pasta responsável;* Valentim César Bigeschi;* ao todo a obra apresenta 95% de conclusão e o valor acumulado das medições na obra é de R$25.342.000;*94.

O titular da Pasta ainda apontou em quais locais as equipes da empresa Copel Construções Indústria e Comércio;* vencedora da licitação;* está concentrando os trabalhos finais da macrodrenagem.

“Está sendo feito no momento o aterramento do canal da rua Manoel Ferreira Damião;* localizada no braço esquerdo do Córrego Afonso XIII. Ainda nesta rua;* logo as equipes farão o aterramento de mais dois trechos;* nas proximidades da praça 500 anos”;* explicou.

Valentim ainda ressaltou que recentemente o canal da Vila Independência foi finalizado;* já apontando melhoras no escoamento das águas pluviais durante as recentes chuvas. “Aquele ponto;* por muitos anos;* apresentava constantes alagamentos e enchentes;* que pioravam com a chegada dos tempos mais chuvosos. Agora;* com o canal já finalizado;* os pontos da Vila já não apresentaram grandes complicações;* melhorando a qualidade de vida de todos os moradores daquela região”;* disse.

O prefeito Caio Aoqui destacou que a empresa vencedora da licitação logo finalizará a primeira etapa da obra;* mas que as equipes da Secretaria de Obras já estão analisando a necessidade de serviços complementares.

“Mesmo que a obra seja ampla e minimize muito os danos causados pelas chuvas;* serviços complementares serão necessários para manter esta eficiência por mais tempo. Importante destacar;* também;* que mais duas etapas estão previstas”;* enfatizou.