Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 14 de Abril de 2021

Prefeitura inicia as obras da Alameda do Artesanato

Na última semana;* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* iniciou as obras de implantação da Alameda do Artesanato na Praça da Bandeira. O projeto abrigará e dará conforto a futuras atividades artísticas e culturais do município após a pandemia da covid-19.

De acordo com informações da Pasta;* a construção consiste em cobertura de concreto com formato orgânico e sinuoso;* que se integrará à paisagem do local;* respeitando a vegetação e as demais edificações já existentes. Além disso;* a cobertura será devidamente dotada de iluminação e pontos elétricos;* que darão apoio aos usuários do espaço.

O titular da Pasta responsável;* Valentim César Bigeschi;* contou que desde o início da obra;* comandada pela empresa DWJ Engenharia e Construções Ltda;* vencedora da licitação;* parte da Praça já foi cercada para dar segurança aos munícipes que passeiam pelo local.

“Foram postos tapumes no local e elaborado o projeto executivo estrutural. Já nesta semana;* está sendo iniciada a abertura de alicerces;* início da execução de estacas e blocos de fundação”

O Secretário ainda informou que o projeto arquitetônico foi criado de maneira que respeite as construções do espaço e as árvores da praça;* sem a necessidade de extração. “O projeto da Alameda foi criado pensando em toda a estrutura arquitetônica da praça;* que já é símbolo para a nossa cidade. Vale ressaltar que o projeto da cobertura que será construída compõe uma área de 891;*58 m²”;* explicou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo;* Duda Gimenez;* contou que o projeto foi viabilizado em pareceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR);* que busca sempre ampliar as conquistas para a cultura e turismo de Tupã. Duda também ressaltou que para a obra o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) enviou repasse ao município no valor de R$ 311.534;*05.

“Após reuniões com o prefeito Caio Aoqui;* que já foi titular da Pasta da Cultura e conhece as necessidades;* a prefeitura investiu mais R$ 222.307;*39;* o que dá um total de R$ 533.841;*44 para a finalização de toda a obra da Alameda do Artesanato”;* contou.

O prefeito Caio Aoqui ainda contou que a finalização desta obra será uma grande conquista para os artistas da cidade. “Estamos muito contentes com o início das obras;* que comportarão uma área ampla e adequada para dar continuidade aos trabalhos já executados pelos artesãos da cidade;* e trazer muito mais atrativos culturais”;* enfatizou.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda apontou a importância da prefeitura;* junto às Secretarias de Cultura e Turismo e o COMTUR;* darem continuidade aos investimentos no setor cultural.

“Os eventos culturais foram os primeiros a pararem e provavelmente serão os últimos a retornarem com às atividade. Porém;* podemos usar este tempo de afastamento para investir ainda mais neste setor;* para que quando tudo normalizar;* possamos levar cultura e entretenimento a toda a população”;* disse.