Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 23 de Abril de 2021

Conselho tutelar apresenta origem do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

"

Nesta sexta-feira (23);* a campanha Faça Bonito de Tupã abordará como o crime ocorrido em 18 de maio de 1973 deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O caso da menina Araceli;* de apenas 8 anos;* tornou-se um símbolo da violação dos direitos da criança e do adolescente. A vítima foi sequestrada;* violentada;* e assassinada em Vitória (ES);* e mesmo após grande repercussão nacional;* os agressores dela saíram impunes.

“Este fato ocorreu há quase 50 anos e infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem. Precisamos mudar essa realidade;* por isso;* abrace essa causa;* entre nessa luta;* e juntos vamos tornar Tupã um lar mais seguro para as nossas crianças”;* destacou o conselheiro tutelar;* Lucas da Rocha.

O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00;* sendo uma conquista da luta pelos Direitos Humanos no Brasil e já é adotada por inúmeros municípios.

O segundo vídeo da campanha de 2021 foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Tupã e está disponível no site tupa.sp.gov.br/facabonito;* na aba Galeria de Vídeos.

Este ano;* em razão da pandemia;* foi necessário adaptar as ações de conscientização social a fim de assegurar a segurança das vítimas que podem estar convivendo com seus abusadores e sem a oportunidade de serem vistas e ouvidas.

Por isso;* a página da campanha no site oficial da prefeitura também foi criada para ampliar os canais de denúncia de casos de violação de direitos das crianças e dos adolescentes.

"