Prefeito entrega hoje bebetecas e brinquedotecas para crianças da rede municipal
Prefeito entrega hoje bebetecas e brinquedotecas para crianças da rede municipal
"
Entrega faz parte de uma série de conquistas anunciadas este ano para a educação infantil municipal
Na manhã de hoje;* o prefeito Manoel Gaspar realiza a entrega das 7 novas bebetecas e brinquedotecas que atenderão aproximadamente 800 crianças das creches municipais. As brinquedotetas serão entregues para as creches;* EMEIEF e seus núcleos. A entrega será feita às 7h30;* na creche Irene Fontana Bueno.
Conforme o secretário de Educação;* professor Doutor Marcos Leite e a Diretora do Departamento Pedagógico da Seduc professora Doutora Luciana Leal;* o trabalho que está sendo desenvolvido visa a formação de novos leitores. “O despertar do interesse da criança pelos livros pode ser estimulado muito antes da chegada à escola;* mas deve ser aliado à diversão e o acervo deve ser com livros de sons;* texturas;* formas e histórias com animais e brinquedos que proporcionem o desenvolvimento da imaginação”;* afirmou Marcos.
Para a diretora de núcleo educacional das creches;* Andréia Doretto;* as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) vem estimulando o gosto por livros através da leitura para os bebês e crianças que frequentam os centros de atendimento infantis e estimulam a participação das família;* oferecendo livros para que as crianças escolham;* levem para casa e façam a leitura com os pais;* que são aconselhados a fazerem no final da semana. “É um momento especial de leitura com os filhos. Há uma rotina nas unidades de contar histórias em voz alta;* todos os dias;* e o espaço para leitura e de brincadeiras;* fica à disposição da criança”;* destacou.
Ainda de acordo com Andréia Doretto;* pesquisas mostram que crianças que tem contato com livros desenvolvem a fala mais depressa. “Na faixa etária de 0 a 1 ano;* priorizamos os livros de banho;* de bichinhos e fantoches para estimular o interesse pela leitura. Todas as crianças das nossas creches frequentam os espaços de leitura e percebemos que as crianças crescem e buscam cada vez mais os livrinhos e os espaços de leitura”;* explicou.
As unidades escolares possuem ambientes com cores atraentes;* prateleiras baixas cheias de livros com capas coloridas;* texturas diferentes;* sons. É nesse ambiente que as crianças têm os primeiros contatos com o mundo literário.
CONQUISTAS
O Governo de Tupã contabiliza uma série de projetos iniciados nesta gestão para beneficiar alunos;* familiares e também dos professores.
Ampliação do horário de atendimento das creches: Desde o início do ano;* as creches municipais de Tupã estão atendendo em um novo horário. Agora são 12 horas de trabalho e atendimento as famílias;* da 7h até às 19h. Além disto;* com o objetivo de facilitar a vida dos pais que precisam trabalhar e não tem onde e com quem deixar seus filhos;* as creches não fecham nos meses de férias como Julho e Janeiro.
Pós em alfabetização para os professores: A cada 15 dias;* aos sábados;* os professores do ensino fundamental da rede pública de Tupã se reúnem de volta a sala de aula. Acostumados a lecionar na alfabetização de crianças da educação infantil;* os educadores retornam aos estudos para se especializar no curso de pós-graduação em alfabetização.
Em uma ação inédita na região;* o curso oferecido gratuitamente pela prefeitura municipal;* por meio da Seduc em parceria com a instituição de ensino Faculdades Salesianos;* de Lins;* atende 120 docentes e tem como público alvo os professores do ensino fundamental e educação infantil.
Cozinha Piloto: A equipe de nutricionistas da cozinha piloto;* responsável pela merenda escolar em Tupã;* em parceria com a Secretaria Municipal de Educação;* lançou um projeto experimental que visa incentivar os estudantes a consumirem a merenda escolar e conscientizar sobre a redução do desperdício de alimentos. O projeto foi implantado inicialmente na Escola Mario Covas e a partir dos resultados obtidos;* futuramente;* o plano será desenvolvido em todas as escolas do município. Como início do projeto;* os pais foram convidados a participar de um jantar feito pela cozinha piloto. Na refeição foi oferecida a mesma alimentação que seus filhos consomem na escola.
Robótica: O projeto inovador na região proporcionará que os alunos dos terceiros;* quartos e quintos anos possam construir mecanismos robotizados simples;* além de desenvolvimento de habilidades e montagem e programação de robôs. O intuito da robótica educacional não é trabalhar somente conteúdos de física;* como também matemática;* computação;* raciocínio lógico;* noção espacial;* entre outros. De forma interdisciplinar;* a ação pode também estimular a criatividade e aumentar o interesse pela pesquisa e por cursos que envolvem a área de exatas.
Inglês gratuito: Neste ano foi lançado o programa inédito que visa capacitar alunos para o ensino da língua inglesa. A metodologia de ensino tem foco na oralidade e também na coordenação motora. Esse trabalho é feito através de contação de histórias;* jogos e brincadeiras e o material didático é atualizado com recursos áudio visuais. Participam das aulas;* crianças das escolas municipais;* estaduais e também particulares do 1° ao 5° ano letivo;* que tenham idade entre 6 a 10 anos. As aulas acontecem no CEI e em todas as escolas municipais da cidade;* no horário contra turno ao escolar.
Creche Amiga da Amamentação: Agora todas as creches municipais de Tupã estão prontas para receberam as mães no programa “Creche amiga da Amamentação”. O projeto pioneiro no município e em toda região é resultado de uma parceria do Governo de Tupã;* banco de leite do hospital São Francisco;* as secretárias de Educação e Saúde;* além da Fundação Abrinq.
A ideia do programa é simples e eficiente. As mães podem ir até a creche durante um período do dia para amamentar o filho em um local reservado e tranquilo;* chamado de ‘cantinho da amamentação’;* ou podem armazenar o leite e levá-lo para ser consumido pela criança na instituição;* com o auxílio das auxiliares de desenvolvimento infantil;* que passaram por um treinamento para realizar a extração e conservação do leite materno;* evitando assim;* o leite artificial.
Reforma da Emef João Geraldo Iori: A Prefeitura de Tupã já inicou as obras de ampliação e reforma da Emef João Geraldo Iori;* na zona leste do município. A reforma abrangerá toda a parte estrutural da escola. A previsão de término e entrega da obra é para o segundo semestre do próximo ano.
As melhorias do espaço eram esperadas pela comunidade escolar. A escola foi a primeira das três escolas municipais conquistadas por Gaspar durante sua administração anterior e receberá R$ 1 milhão e 890 mil reais para uma revitalização completa. Será o segundo maior investimento do pacote de obras anunciado por Gaspar.
Curso de libras: A prefeitura;* através da Seduc disponibilizou aos professores o curso gratuito de libras;* com os objetivos de oferecer educadores que atuam direta e indiretamente com alunos surdos;* o uso e a difusão da Libras e disponibilizar aos professores acesso a Libras para apoiar a educação dos surdos.
Bolsa Alfabetização: O projeto já existe na rede estadual;* mas é a primeira vez que foi desenvolvido por um município no Estado de São Paulo. Esse projeto consiste de convênio da administração pública com uma instituição de ensino superior;* para auxiliar no processo de alfabetização nas escolas municipais e também desenvolver as habilidades da licenciatura nos estudantes do curso de pedagogia.
Em Tupã;* o convênio foi firmado com a Faculdade Faccat. O programa foi formatado nos moldes do Estado;* mas é gerido pela prefeitura. Os alunos de pedagogia auxiliam os professores em sala aula;* por quatro horas diárias. Em troca;* eles ficam isentos da mensalidade e recebem uma bolsa do município.
Mais 3 creches para Tupã: Foram viabilizadas três novas unidades no município. Uma creche federal no começo do ano;* através do vereador Valdir de Oliveira Mendes e do deputado federal;* Antônio Carlos Biffi;* que está quase pronta para ser entregue. E mais duas creches estaduais. No total;* quase 500 crianças serão beneficiadas.
Além disso;* este ano os professores e ADIs passaram por formação educacional e ainda foi formado os conselhos de educação;* alimentação e Fundeb.