Gaspar entrega bebetecas e brinquedotecas para educação infantil
Gaspar entrega bebetecas e brinquedotecas para educação infantil
Pais e professores aprovam implantação dos novos espaços para as crianças
O prefeito Manoel Gaspar entregou na manhã da última quinta-feira;* 14;* a bebeteca e brinquedoteca na creche Irene Fontana Bueno. Pais;* avós;* professores e educadores acompanharam a entrega. As crianças aproveitaram o momento para já interagir com os novos itens. A mesma estrutura será entregue nas outras 6 creches. Agora;* as unidades infantis vão contar com espaços de cores atraentes;* prateleiras cheias de livros com capas coloridas;* texturas diferentes;* livros de pano;* de banho e sonoros. É nesse ambiente que os pequenos terão os primeiros contatos com o mundo literário.
A diretora de núcleo educacional;* Andréia Doretto;* explicou que as bebetecas serão compostas por 18 acervos com 182 volumes livros cada acervo e que as brinquedotecas são 13 kits contendo 100 itens cada. “Objetivo maior nas bebetecas é a formação de leitores na faixa etária de até 3 anos;* precisamos desenvolver o comportamento leitor já desde cedo;* Já a brinquedoteca será implantada também nas pré escolas;* desenvolvendo o brincar lúdico;* transmitindo valores e competências”;* falou.
Em sua fala;* o prefeito Manoel Gaspar ressaltou aos pais;* que as crianças poderão ter;* através dos novos itens voltados formação do leitor;* um desenvolvimento intelectual melhor;* mais conhecimento e mais cultura.
Neste ano;* as creches municipais ganharam uma série de benefícios. Nesse sentido;* outro fator abordado pelo prefeito;* foi com relação a ampliação do horário de funcionamento das creches. “Nós e a equipe do professor Marcos Leite trabalhamos para que isso ocorresse. Hoje as famílias podem ter mais tranquilidade;* buscar seus filhos em um horário diferenciado. São benefícios como estes que ajudar a melhorar a educação”;* salientou Gaspar.
Na oportunidade;* o prefeito ainda destacou que a creche fica em um local especial para ele. “Aqui foi onde realizei minha primeira obra na minha primeira gestão. Foram 500 casas para o conjunto habitacional que leva o nome do meu pai;* depois vieram mais conquistas como asfalto;* o primeiro PSF no conjunto;* a estrada do São Gonçalo;* e estamos aqui hoje em uma creche muito bonita;* mas é preciso mais que um prédio bonito;* se não tivermos professores e monitores contentes;* que trabalham em prol das crianças;* não avançamos e esperemos que esta entrega melhore ainda mais a educação infantil”;* disse.
A principal finalidade das bebetecas é proporcionar o desenvolvimento dos alunos e o despertar da criança para a leitura. O secretário de Educação;* professor Marcos Leite;* ressaltou que esta é mais um conquista do governo de Manoel e Thiago e que toda a equipe está empenhada em melhorar o atendimento nas creches. “Queremos que nossas creches se tornem referência em formação educacional”. Marcos explicou que as bebetecas são voltadas para as crianças menores. “Onde eles são estimulados à leitura pelos professores e ADIs. Já as crianças maiores têm as brinquedotecas;* porque brincar também é aprender e nessa faixa etária as crianças aprendem e precisam manusear os brinquedos;* isso melhora as funções cognitivas”;* afirmou.
Segundo Mara Cunha;* mãe do Miguel;* de 2 anos e meio;* é fundamental se formar um leitor desde cedo. ”Quando chegamos e o Miguel viu estes livros coloridos;* com animais na capa e com sons;* já foi logo pegando um;* porque nós e a creche já mostramos o universo dos livros para ele. Inclusive;* montamos uma mini biblioteca e estes novos materiais vão aumentar ainda mais a interação dele com os livros”.
Andréia ainda explicou que desde o início do ano;* as auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIS) vem passando por formações parar aperfeiçoar o trabalho com os pequenos.
Para Júlio Cesar Lopes;* pai da Rafaela de 3 anos;* as crianças se desenvolvem cada vez mais rápido através dos livros. “Esses espaços mostram o avanço na educação que estamos tendo;* avanços que melhoram a formação de nossos filhos. Isso é essencial”;* frisou.
A supervisora de atividades municipais;* Silvia Exner;* que trabalha na creche Irene Fontana;* disse que está muito orgulhosa em receber os livros que irão complementar e aperfeiçoar o acervo que a escola já possui. “Pudemos ver que as crianças já gostaram dos novos e diferentes livros. Nós temos o projeto leitura em família;* onde os pequenos podem levar um livro no final de semana. Agora com esse acervo todo colorido e criativo;* elas podem aumentar seus primeiros passos na leitura”;* concluiu.