Prefeitura através do CRAS Leste realiza parceria com o Corpo de Bombeiro de Tupã
Prefeitura através do CRAS Leste realiza parceria com o Corpo de Bombeiro de Tupã
Bombeiros realizam palestra sobre primeiros socorros no CRAS Leste
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;* Serviço de Convivência Familiar de Adultos e Projeto Jovem Talento estiveram na tarde desta quinta-feira;* dia 14;* no Centro de Referência e Assistência Social - CRAS Leste assistindo a apresentação de uma equipe do Corpo de Bombeiros que abordou de forma bem didática sobre os primeiros socorros. Também estiveram presentes os soldados Gilmar Pereira e Soldado Crispim.
O soldado Lincoln destacou que através destas palestras realizados para crianças e adolescentes se pode salvar vidas através de procedimentos comuns. “O público que esteve aqui presente prestou muita atenção;* fizeram perguntas e foi muito produtivo. Estivemos falando sobre crise convulsiva;* desobstrução de via aérea superiores. Estes são alguns acidentes que foram abordados na palestra e houve demonstração sobre os primeiros socorros de forma correta”.
Lincoln disse que muitas pessoas querem prestar os primeiros socorros de forma impulsiva;* mas sem tomar os devidos procedimentos adequados. “A pessoa tem que estar capacitada e ter o conhecimento atender de forma adequada a vitima e não tomar uma decisão incorreta. A pessoa que estiver próxima a vitima deve ligar para o corpo de bombeiros através do telefone 193 e o soldado estará comunicando inicialmente como solucionar o caso por telefone”.
De acordo com Lincoln;* há muitas ocorrências da população sobre os primeiros socorros como engasgamento e convulsão. “Há manobras simples que podem ser orientadas via telefone e ajuda a realizar a desobstrução”.
Durante a palestra foi usado uma boneca para demonstração dos primeiros socorros. Também destacou que toda pessoa que estiver realizando o atendimento de primeiros socorros deve;* antes de tudo;* atentar para a sua própria segurança. “O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconseqüentes;* que acabem transformando-o em mais uma vítima. Seriedade e o respeito são premissas básicas para um bom atendimento de primeiros socorros. Para tanto;* evite que a vítima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informações pessoais que ela lhe revele durante o atendimento”.
Estiveram participando da palestra a coordenadora Geovana Mazon;* orientadora social;* Altamira;* Assistente Social Tarcila e Assistente Social Elaine responsável pelo Projeto Jovem Talento e Monitores;* e a Diretora de Departamento da Proteção Social Básica;* Regina Piva.