Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 24 de Junho de 2021

Tupã está entre as cidades de 50 mil a 100 mil habitantes que mais vacinaram

A Prefeitura de Tupã já vacinou mais de 42% de toda população com a primeira dose de alguma das três vacinas em uso no país. Com isso;* até às 16h55 desta quarta-feira (23);* a cidade figurava como a quarta que mais imunizou no ranking entre municípios que tenham de 50 mil a 100 mil habitantes.

O top 5 é formado por Fernandópolis;* São João da Boa Vista;* Votuporanga;* Tupã e Mococa. O desempenho tupãense é superior a outras 56 cidades paulistas.

De acordo com a diretora de departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* o sistema informatizado de acompanhamento do progresso das imunizações pelo governo estadual também permite avaliar a cobertura vacinal por Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).

“Podemos analisar também o desempenho do município em nossa região;* pois somos a cidade do GVE XIX com mais doses aplicadas;* atrás apenas de Marília que tem o triplo de habitantes de Tupã”;* destacou Joselaine.

Como a distribuição de doses é proporcional ao público-alvo previsto para cada faixa-etária;* na microrregião de Tupã;* o município desponta em primeiro lugar com o maior número de doses aplicadas (26.773). Em relação ao percentual de moradores;* fica atrás de Arco-Íris;* Bastos;* Parapuã e Iacri;* que aplicaram entre 9 mil e 1 mil doses.

Esta semana;* a administração municipal confirmou a vacinação de pessoas de 41 anos;* que conforme cronograma estadual só ocorreria a partir de 30 de junho. Esse adiantamento será feito com a utilização das sobras de frascos multidose das etapas anteriores.

O secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* ressaltou a importância de avaliar os resultados da campanha até o momento. “Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal o mais rápido possível para que as taxas de infecção grave caiam em toda a região. A população precisa ficar atenta aos calendários para vencermos juntos essa doença”.