Hamam entrega em Tupã caderno do Selo do ‘Programa São Paulo Amigo do Idoso’
Hamam entrega em Tupã caderno do Selo do ‘Programa São Paulo Amigo do Idoso’
Secretário Estadual de Desenvolvimento Social estará reunido com gestores da região
Na manhã desta sexta-feira;* 22;* às 10h;* o secretário de Estado de Desenvolvimento Social;* Rogerio Hamam;* estará presente em Tupã;* para entregar aos municípios da região;* o caderno de orientação para diagnóstico do Selo do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O objetivo do evento;* que acontecerá no auditório do Centro de Educação Integrada;* é avaliar os equipamentos e projetos oferecidos aos idosos dos municípios.
Prefeitos e autoridades da região estarão presentes para o evento. A vinda do secretário a Tupã foi um pedido do prefeito Manoel Gaspar e da Secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar. Rogerio Hamam apresentará o caderno e em seguida visitará alguns projetos sociais desenvolvidos em Tupã;* como o Jovem Talento.
Isaura Gaspar ressaltou sobre a importância da entrega dos cadernos para os municípios da região e para Tupã. “Estamos muito contentes com a vinda do secretário que vai apresentar o projeto para que todos possam implantar as ações do São Paulo Amigo do Idoso. Estudos apontam que daqui alguns anos teremos mais idosos que crianças;* por isso é necessário investir no atendimento social dos idosos”;* disse.
O Selo Amigo do Idoso foi constituído com o objetivo de estimular os municípios;* entidades públicas e sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. De acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos;* o selo certificará os municípios paulistas;* os órgãos da administração direta e indireta e as entidades públicas e privadas citadas pelo Programa.
O município deve se comprometer a traçar um plano de metas. Além disso;* deverá fazer o diagnóstico de gestão sobre as políticas já existentes e incluir ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social;* por exemplo.
Nas etapas seguintes;* até a aquisição do Selo Pleno São Paulo Amigo do Idoso;* os municípios devem implantar os benefícios previstos no Programa e apresentar novo diagnóstico demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.
Para manter o Selo;* o município deve;* a cada dois anos;* renovar o seu compromisso;* medindo o desempenho do que já foi feito e implantando novas ações.
Para receber o Selo Pleno;* as prefeituras precisam cumprir quatro etapas;* num total de 15 ações;* entre eletivas e obrigatórias.