Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 01 de Julho de 2021

Prefeitura apresenta novos projetos para o Programa Moradia Econômica

A Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito; e a Associação dos Engenheiros;* Arquitetos e Agrônomos de Tupã e Região (AEAATR);* desenvolveram quatro novos projetos de plantas residenciais para o Programa Moradia Econômica da Prefeitura.

O Programa é previsto pela Lei Municipal Nº 3.248/91;* e visa fornecer planta popular para pessoas com renda familiar baixa e já conta com 2 projetos;* que serão substituídos pelos novos.

Segundo informações da Secretaria responsável;* em videoconferência com o presidente;* diretores e mais de 50 associados da AEAATR;* foram apresentados os novos modelos dos projetos arquitetônicos para utilização no Programa.

“Foram desenvolvidos mais quatro novos projetos que visam melhorar a qualidade de vida e atender os princípios urbanísticos e ambientais estabelecidos pelo atual Plano Diretor da nossa cidade”;* contou o secretário municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* Valentim César Bigeschi.

O titular da Pasta ainda ressaltou que dentre as alterações e detalhes inseridos nas novas propostas destaca-se a área útil mais ampla;* recuos frontais mais generosos;* previsão de plantio de arborização adequado;* calçada acessível;* orientação sobre posicionamento de entrada;* água;* energia;* lixeira;* entre outros;* incluindo proposta de layout interno com disposição básica de mobiliário.

“As propostas desenvolvidas tem áreas de aproximadamente 60m²;* além de possuírem possibilidade de ampliação de abrigo para até dois carros;* terceiro dormitório com sanitário e o aumento da área de serviço”;* explicou.

O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou a importância dos novos projetos e disse que assim que deliberada a aprovação pela AEAATR;* a Secretaria responsável adotará as novas propostas a partir do segundo semestre deste ano.

“Este Programa já beneficia inúmeras famílias que não possuem condições de contratarem serviços para elaborar a planta residencial. Agora;* com a atualização e a criação de novos projetos;* é possível atender ainda mais munícipes;* visto que as novas propostas se adéquam melhor a nossa atual realidade”;* disse o chefe do Executivo.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda enfatizou o convênio com a AEAATR que auxilia na regulamentação dos projetos elaborados com orientações técnicas exigidas pela Lei Municipal.

“Dois pontos merecem destaque neste programa;* o primeiro é que os novos projetos serão iniciados já respeitando as determinações do atual Plano Diretor do nosso município;* como orientações sobre calçadas e plantio correto de árvores defronte as residências. O segundo é que existirá orientação técnica básica para obra. Nenhuma construção poderá ser iniciada sem supervisão técnica e a aprovação municipal”;* completou.