Secretário Marcos Leite vai à câmara e responde principais dúvidas dos vereadores
Secretário Marcos Leite vai à câmara e responde principais dúvidas dos vereadores
Durante mais de uma hora professor falou sobre as realizações da pasta neste ano
O secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite;* compareceu a sessão da Câmara dos Vereadores;* na última segunda-feira;* 18;* para esclarecer sobre dúvidas apresentados por alguns vereadores na sessão anterior. Na oportunidade;* Marcos agradeceu pelo espaço concedido e discorreu sobre algumas das ações desenvolvidas pela Pasta neste ano.
“Como este ano foi o primeiro tivemos que correr. Por exemplo;* tivemos que contratar mais Auxiliares de Desenvolvimento Infantil para conseguirmos a ampliação dos horários das creches;* que agora atendem das 7h até 19h”;* disse.
Sobre a alimentação das crianças;* Marcos ressaltou o trabalho feito pela equipe Cozinha Piloto. “Temos um projeto;* onde os pais são convidados a experimentarem a comida que é oferecida aos seus filhos. A cozinha piloto proporciona uma alimentação variada e saudável;* convido os vereadores para conhecerem também”;* afirmou.
Alguns projetos na alimentação dos alunos são desenvolvidos com a parceria dos vereadores Valter Moreno e Josias Gomes. Como o projeto Horta nas Escolas;* onde são plantadas mudas de hortaliças e todos os alimentos produzidos na horta serão incluídos na merenda escolar. Nesse sentido;* Marcos destacou o apoio da Casa.
O titular da Pasta falou aos vereadores que com a reativação do Conselho de Pais e Professores;* no próximo ano;* os problemas relacionados às questões emergências;* como falta de alguns materiais devido a possíveis atrasos nas licitações poderão ser resolvidos. “Quando assumimos o Governo;* infelizmente o Conselho estava desativado e não foi possível realizar as compras emergenciais;* mas para o próximo ano teremos o apoio dos pais;* professores e da comunidade e estes problemas não deverão mais acontecer”;* garantiu.
Um dos pontos trabalhos pela secretaria de educação é a formação pedagógica. “A escola oferece acompanhamento psicopedagógico;* nós queremos fornecer condições para que as crianças se desenvolvam;* cresçam cidadãos melhores e mais preparados”;* destacou o secretário.
Segundo o professor;* um dos grandes desafios da Pasta é o de cumprir a lei número 12.796 até 2020;* que torna dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade. “Nossa demanda não será atendida mesmo com as novas 3 creches conquistadas esse ano. Então essa luta não é do Marcos Leite;* é de todos para que até 2020 todas as crianças sejam atendidas.”
PROJETOS
O secretário destacou os projetos que são realizados e as rotinas diárias feitas por sua equipe. “Temos a ampliação das atividades em Parnaso;* acompanhamento;* transporte próprio para os projetos;* Bolsa Alfabetização. Semana passada inauguramos as bebetecas e brinquedotecas para a educação infantil”;* ressaltou.
Iniciado nas escolas municipais;* o Projeto Literatura e Formação de Leitores tem como objetivo estimular os livros entre as crianças. “São livros com qualidade literária;* no mês passado;* o Governo de Tupã entregou uma biblioteca por escola;* em um total de 3400 livros de literatura brasileira.” Em sua fala;* o secretário ainda destacou o sucesso da Semana da Educação 2013. “Tivemos a presença de nomes renomados da literatura brasileira;* como Ricardo Azevedo.”
Já sobre a Robótica para os alunos dos 3º;* 4º e 5º anos;* Marcos explicou que o projeto surgiu da necessidade de se criar meios para estimular as competências nas ciências exatas. “E através da robótica nossos alunos podem ampliar o interesse pela matemática;* por exemplo.”
O professor ainda abordou outras realizações da Pasta como a Pós- Graduação oferecida aos professores da educação infantil. “Investir no professor e oferecer condições para que eles trabalhem bem é uma das nossas metas. Oferecemos também o curso de introdução a libras;* pensando na inclusão e temos a formação continuada.” O professor Marcos Leite ainda realiza encontros com os pais das crianças;* onde ministra palestras sobre o comportamento familiar.
“Todos nós estamos nessa luta para uma escola que forme pessoas melhores;* criando alternativas. Meu objetivo e da minha equipe é para que Tupã seja uma referência em educação”;* frisou.
QUESTIONAMENTOS
O vereador Luis Alves parabenizou os esclarecimentos dos serviços da Secretaria e agradeceu a vinda do secretário e em seguida direcionou suas primeiras perguntas. Uma das dúvidas do legislador foi referente a quantidade de aulas oferecidas de robótica.
Em resposta;* o professor explicou que as ações e projetos vêm somar as atividades já desenvolvidas na escola. “Este é um projeto bem sólido;* as crianças ficam animadas para participarem;* mas é uma ferramenta pedagógica para auxiliar;* para o próximo ano estamos pensando em maximizar o ensino de ciências exatas para os alunos”.
Em outra solicitação;* Luis Alves discorreu sobre a preparação dos professores para ministrar as aulas de inglês. “Nosso objetivo não é que as crianças dominem a língua inglesa;* nosso objetivo é fazer com que as crianças dominem as competências;* realizar atividades que estimulem a cognição;* para que as crianças se desenvolvam;* portanto considero nossos professores adequados;* eles passaram por uma formação com um professor com experiência na área”;* respondeu o secretário.
O vereador Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”;* que realizou a indicação para o curso de inglês;* fez o uso da palavra e destacou que o inglês em Tupã tem dado certo. “O Governo do Estado contemplou 10 cidades para terem esse curso que Tupã já lançou”;* afirmou.
Em sua fala;* Luis Alves perguntou sobre a merenda distribuída no dia 18 para os alunos e sobre alimentação distribuída aos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Não creio que carne moída;* arroz e milho seja uma merenda inadequada para as crianças. Já com relação ao EJA;* nós fazemos o que é possível;* o governo municipal não é obrigado nem a fornecer alimentos para a educação de adultos.”
De acordo com o líder do governo na Câmara;* Valter Moreno;* os questionamentos feitos na noite são importantes e convidou os demais secretários para irem à Casa. “Eu vi um debate sábio;* uma explanação muito boa e parabenizo o secretário pela iniciativa”;* ressaltou o vereador.
Todos os vereadores parabenizaram a vinda do secretário. José Maria agradeceu ao professor e toda a equipe pelo trabalho realizado. Já Augusto Fresneda destacou que o secretário realiza diversas ações em prol das crianças. Caio Aoqui;* parabenizou o trabalho e desejou que o professor continue lutando por uma educação mais justa. Valdir de Oliveira Mendes disse que o gabinete está aberto para visitas. Já Luis Carlos Sanches lembrou aos espectadores que não há falta de materiais para as crianças e destacou a vinda;* que tranquilizou os pais. “O Governo Municipal vem investindo e é um orgulho termos Marcos como secretario;* como o professor e termos uma secretaria tão estrutura”;* concluiu.