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Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 15 de Julho de 2021

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Primeiro semestre letivo termina com 29% a mais de alunos alfabetizados

Primeiro semestre letivo termina com 29% a mais de alunos alfabetizados


Primeiro semestre letivo termina com 29% a mais de alunos alfabetizados

A educação continua superando os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Com o engajamento de gestores;* professores;* pais e alunos;* a Secretaria de Educação registrou no fechamento do primeiro semestre de 2021 a alfabetização de 42% dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.

No início do ano letivo;* apenas 13% deles atingiam os resultados de leitura e escrita esperados para a faixa-etária. De acordo com a Chefe de setor da Escola Municipal do Ensino Fundamental;* Angélica Quiqueto;* os avanços são significativos e derivam de um trabalho estruturado e muito bem organizado;* com condições didáticas adequadas para garantir uma aprendizagem efetiva e a construção de conhecimento.

“Nossas aulas remotas foram estruturadas com objetivo de trazer mais qualidade para o ensino. Contamos também com as aulas síncronas;* uma estratégia muito assertiva da Seduc;* que ajudou a melhorar a aprendizagem dos alunos;* além de trazer a interação que é essencial para a troca de saberes”;* declarou.

Além das aulas regulares;* a Rede Municipal conta com adequação curricular;* e reforço intensivo para os alunos que apresentam maiores dificuldades. Essas aulas acontecem no contraturno em grupos on-line previamente planejado pelos professores.

A plataforma Google For Education;* adquirida pela administração municipal de Tupã;* também possui ferramentas que elevaram a prática pedagógica com o uso da internet. “Com a vinda dela organizamos uma formação continuada aos professores da rede para dar mais clareza sobre as ferramentas e usos das infinitas possibilidades apresentadas;* além de atender individualmente as demandas específicas de cada profissional com dias e horários preestabelecidos”;* explicou Angélica.

O percentual de participação nas aulas remotas é alto graças à parceria entre escola e família. No entanto;* segundo o secretário de Educação;* professor Valdir Berti;* um trabalho de monitoramento constante e de busca ativa é realizado para que não haja evasão.

“Nem todos os alunos dispõem de acesso direto à internet. Eles são acompanhados pelos professores através de planejamento;* recebem áudios com orientações e também há o envio de materiais impressos”;* afirmou.

Nesta semana;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria de Educação e do Comitê de Enfrentamento da Covid-19;* decidiu prorrogar o retorno às aulas presenciais por mais 60 dias;* em relação à data estabelecida pelo Governo do Estado de São Paulo. De acordo com o prefeito Caio Aoqui;* o compromisso da prefeitura é de manter um alto nível educacional sem deixar de pensar na segurança dos trabalhadores e das crianças.

“Todo resultado positivo deriva de ações conjuntas. Fico muito feliz por saber que o trabalho realizado por nossas escolas continua com a mesma seriedade e responsabilidade por parte dos gestores e professores da Seduc”;* finalizou o prefeito.

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