Administração - Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

Prefeitura incluirá absorventes nas cestas básicas doadas pela Assistência

Na tarde da última sexta-feira (27);* integrantes do Interact Club de Tupã – Vanuíre fizeram a entrega de 344 unidades de absorventes para a Secretaria Municipal de Assistência Social. A doação foi possível após o Interact organizar o projeto “Vermelho Feminino”;* que tem por objetivo arrecadar absorventes e doá-los para pessoas que não possuem acesso a esses itens.

Segundo os organizadores do projeto a pobreza menstrual é um termo utilizado para representar a falta de acesso a produtos de higiene menstrual;* além de conhecimento e de infraestrutura adequados para pessoas que passam por este período.

Eles ainda ressaltaram que;* segundo relatos coletados em pesquisas;* muitas pessoas utilizam outros meios para coletar o sangue menstrual;* como roupas velhas;* pedaços de pano;* papéis e até mesmo miolo de pão;* na tentativa de substituir o absorvente;* o que pode resultar em graves infecções vaginais.

“Tivemos a ideia a partir de algumas pesquisas;* e percebemos como a pobreza menstrual está presente na vida de tantas pessoas. Para ajudar a reverter este cenário em Tupã iniciamos a arrecadação de absorventes em alguns pontos da cidade;* e nos surpreendemos com os números arrecadados”;* contou a presidente do Interact;* Maria Eduarda Teixeira.

Isadora Stamillo;* diretora de projetos do Interact;* ainda ressaltou que devido ao empenho da população em ajudar a iniciativa;* o projeto se tornará fixo e continuará sendo realizado a cada dois meses pelo grupo.

“Sabemos que a pobreza menstrual impede inúmeras pessoas de realizarem atividades básicas do dia a dia;* como estudar;* trabalhar ou até mesmo sair de casa para fazer atividades de lazer. Conseguimos arrecadar 544 absorventes e destinar 200 unidades para um projeto do Agosto Lilás e 344 unidades para a Assistência. Também sabemos que a Secretaria possui um sistema de triagem específica e que poderá identificar com facilidade quais famílias precisam destes absorventes”;* completou a diretora.

Patrícia Fernandes;* titular da Pasta responsável;* contou que as equipes da Assistência já iniciaram os levantamentos para identificarem as famílias que receberão os itens de higiene.

“Bem como fazemos o levantamento para identificar as necessidades alimentares dos munícipes atendidos pela Assistência;* será realizada uma apuração minuciosa para que os absorventes sejam entregues junto às cestas enviadas para as famílias atendidas pelo poder público. Lembrando que esta iniciativa ajudará inicialmente as pessoas que precisam destes itens mensalmente;* e faremos outras distribuições assim que;* através de parceria;* o Interact arrecadar mais itens com o projeto Vermelho Feminino”;* contou.

Patrícia ainda ressaltou que os munícipes também podem contribuir com essa iniciativa;* fazendo a doação de absorventes para a Assistência Social. “Com as doações contínuas de absorventes;* poderemos prolongar por mais tempo essas entregas. Por isso;* pedimos aos munícipes que tenham condições de fazer as doações para que levem até a Secretaria;* localizada na rua Paiaquás – 609. Qualquer quantidade já faz muita diferença”;* pediu.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu os integrantes do Interact Club de Tupã – Vanuíre por darem outro olhar para um problema tão recorrente;* mas que passa despercebido por muitos.

“Infelizmente não são todas as pessoas que possuem condições financeiras para comprarem absorventes adequados para passarem pelo período menstrual. Por isso;* esse item tão importante para evitar infecções e constrangimentos agora serão disponibilizados para quem mais precisa. Parabéns aos jovens do Interact;* que se sensibilizaram por esta causa e nos deram a oportunidade de atender ainda mais famílias de Tupã”;* agradeceu.