Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021

Alunos das Creches Escolas reproduziram imagens famosas em atividade remota

Neste mês, as equipes pedagógicas das Creches Escolas estão compartilhando o resultado de atividades remotas desenvolvidas durante todo o ano letivo de 2021. Entre os destaques está o trabalho de releitura de obras na Educação Infantil.

A atividade consistia na reprodução de imagens como da Mona Lisa, pintura de Leonardo da Vinci; de Pierrot and the cat, criada por Theophile Steinlen; e de uma fotografia do ator Charlie Chaplin.

De acordo com a chefe de Setor das Creches, Andréia Benício, a atividade permite o desenvolvimento de habilidades de interpretação, imaginação e o uso da criatividade pela criança em suas produções artísticas. Ampliando a visão de mundo delas.

“Estamos desenvolvendo aulas síncronas e assíncronas, onde há o acompanhamento pedagógico necessário para proporcionar novas possibilidades de aprendizagem significativa e interação em casa com os familiares, visando o desenvolvimento na primeira infância mesmo à distância”.

Desde o início da pandemia, a Rede Municipal encaminha para as famílias roteiros com orientações de atividades lúdicas. A chefe de setor pedagógico das Creches Escolas, Rosana Lovato, destaca que as atividades remotas direcionadas aos pequenos alunos asseguram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento deles, valorizando sempre as interações com ambiente e a exploração de novas vivências e experiências.

Os planos de trabalho são pautados nas especificidades de cada local, e baseados nas expectativas que os gestores e professores desejam atingir a cada semestre, garantindo o estímulo ao ensino de acordo com a faixa etária e preparando os alunos para as etapas seguintes.

Segundo o secretário de Educação, professor Valdir Berti, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) a creche não desempenha apenas uma função social, ela trabalha questões educacionais. “As crianças possuem direito constitucional de frequentar a escola desde a tenra idade. Essa fase do ensino foi inserida, definitivamente, no capítulo educacional brasileiro, configurando-se como a primeira etapa da educação básica”.