Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 14 de Setembro de 2021

Antologia luso-brasileira com autores da ATLECA é lançada em Feira de Lisboa

A 91ª Feira do Livro de Lisboa de 2021 realizou uma live para lançamento da “Antologia do Intercâmbio Cultural Brasil/ Portugal”, obra com a participação de escritores da Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA) e reúne autores de diversos países para valorizar a amizade entre Brasil e Portugal, e exaltar os povos falantes da Língua Portuguesa.

O evento on-line foi realizado no último dia 7 de setembro pelo canal do Youtube da Rede Sem Fronteiras, e teve a participação dos editores e de alguns coautores. De acordo com um dos participantes e presidente da ATLECA, dr. Alcione Alcântara Gonçalves, foram publicados textos dele, da dra. Juçara Valverde e do dr. Tito de Abreu Fialho (publicação póstuma), também membros da ATLECA.

“Nossa antologia foi lançada aqui no Brasil em junho deste ano, e agora é o lançamento internacional na Feira do Livro de Lisboa 2021. Estamos divulgando a cultura tupãense em uma feira de grande repercussão europeia”, declarou o coautor, dr. Alcione.

Durante o evento, a editora e presidente do Núcleo de Literatura e Artes Plásticas da Casa das Beiras do Rio de Janeiro, Mara Joaquim, saudou e agradeço aos 94 autores colaboradores. “Somos portugueses e brasileiros irmanados através do respeito às tradições nacionais, ao idioma lusófono, e a prática dos laços de amizade que nos unem. Por isso, convido a todos para estarmos juntos novamente em 2022".

O secretário de Cultura, Duda Gimenez, cumprimentou os escritores pelo feito e destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela ATLECA. “Entre os Imortais da nossa academia há escritores de diversas áreas do conhecimento e de outras cidades, além de Tupã. Seu objetivo é fomentar a literatura, as ciências e promover o senso crítico e a criatividade”.