Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021

SEDUC e Unesp realizam primeiro encontro on-line sobre projeto Tupã 2030

A Secretaria de Educação, em parceria com a Interssan/ Unesp, realizou na segunda-feira (13) o primeiro encontro virtual do “Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente”, agora com nome oficial.

A apresentação foi coordenada pela prof. dra. Maria Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências - UNESP de Botucatu, e teve como objetivo introduzir diversos setores da sociedade ao panorama do estudo que tem sido realizado com crianças do município para promoção de estratégias e de ambientes favoráveis à alimentação saudável.

Entre os convidados estavam membros da comunidade escolar, profissionais da saúde, integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e facilitadores da Rede Protetiva. Conforme a dra. Maria Rita, o programa Tupã 2030 visa intervir nas práticas que geram a má alimentação das crianças e reverter esses comportamentos de forma integrada.

“O município de Tupã será um piloto para testes sistematizados, e assim teremos evidências suficientes para aplicação em municípios de outros tamanhos, por exemplo. Mas essa transformação precisa envolver toda a comunidade, as escolas, o SUS, o SUAS (Sistema Unificado de Assistência Social), e todos os agentes que participam do desenvolvimento da criança, evitando a má nutrição e outros agravos”.

A partir de outubro, 10 famílias selecionadas para a segunda fase dos estudos complementarão as informações no aplicativo de celular que monitora a alimentação das crianças e orienta os pais com estratégias para evitar quadros de subnutrição ou de obesidade.

A diretora de uma das escolas da Rede Municipal e mãe participante do estudo, Marissol Freiria Pantaleão, destaca a importância de a pesquisa contemplar casos de sobrepeso e de baixa ingestão ou absorção de nutrientes. “No começo achei estranho participar do grupo, porque a maioria dos pais tinha filhos acima do peso, mas percebi que isso não importa. A criança tem que estar sempre com a alimentação adequada, e muitas vezes a suplementação correta deixa de ocorrer por não se fazer acompanhamento médico constante”, declarou.

Até 2030, o estudo pretende colocar Tupã entre os 10 municípios do estado de São Paulo com os menores índices de obesidade e problemas de má nutrição infantil. A meta é disponibilizar o aplicativo de monitoramento nutricional para toda a população ainda no início de 2022.

O secretário de Educação, professor Valdir Berti, comentou que ações de promoção da boa alimentação formam uma “vigilância coletiva”, em que toda a sociedade muda seus hábitos para melhor. “Precisamos de orientação nas mudanças de hábitos alimentares não saudáveis e a educação pode e deve contribuir muito para isso”, declarou.