.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoonoses realiza palestra em escola para prevenção de acidentes

Alunos receberam orientações e observaram algumas amostras capturadas


Zoonoses realiza palestra em escola para prevenção de acidentes

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã, realizou na manhã desta quarta-feira (29) uma palestra para alunos de uma instituição de ensino privada de Tupã sobre os hábitos e formas de prevenção de acidentes com escorpiões.

 

A ação educativa foi oferecida para as turmas do Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano. “Para sair um pouco da parte teórica e chamar a atenção deles, nós trouxemos um terrário com algumas amostras vivas e um recipiente com o exoesqueleto, estrutura que reveste o corpo do escorpião, trocada conforme o escorpião vai crescendo”, explicou a agente do CCZ, Joice Matos.

 

O objetivo do trabalho de orientação em escolas é ampliar as estratégias de prevenção de acidentes logo na infância, e os estudantes podem passar essas informações para os pais.

 

Conforme a professora, Deysiane Araujo Pinheiro, a escola valoriza eventos extracurriculares, pois os alunos visualizam na prática tudo o que aprenderam com a equipe da Zoonoses. “Eles conseguem relacionar os assuntos vistos na teoria com o dia a dia, das aulas de Ciências, por exemplo, e conseguem aplicar tudo o que aprendem mais facilmente”.

 

Conforme Samuel Martins de Souza, diretor da Escola Adventista de Tupã, o contato com o CCZ de Tupã possibilita que a própria gestão da escola tome ainda mais precauções para a segurança dos alunos. Já o estudante do 8º ano, Samuel da Silva de Souza, destacou saber agora que algumas adequações precisam ser feitas em casa para evitar ser picado por um escorpião.

 

“Nunca tinha me aprofundado nesse assunto. Vou tomar mais cuidado porque é muito comum termos em casa telhas e restos de construção, e eles podem estar se reproduzindo ali sem que a gente saiba”.

 

O chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, informou que de 1º de janeiro a 28 de setembro de 2021, a Secretaria de Saúde notificou 261 casos de aparecimento de escorpiões, e que no mesmo período do ano passado foram 246 registros. “O calor favorece a proliferação de animais peçonhentos. Por isso, enfatizamos sempre que, em caso de acidente, procure a Santa Casa imediatamente, as picadas por escorpião-amarelo podem levar a quadros clínicos graves e requerem soroterapia específica em tempo adequado”.

479 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.