.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Mulheres devem agendar atendimento individual neste Outubro Rosa

Agendamento por telefone evita aglomerações nas Unidades de Saúde


Mulheres devem agendar atendimento individual neste Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa de Tupã reforça a importância do cuidado integral com a saúde da mulher. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) agendam por telefone horários para atendimento individualizado com foco na solicitação de exames de mamografia e de coleta do preventivo.

 

A faixa etária de 50 a 69 anos é o público-alvo do exame da mama. Conforme a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Mariana Parra Sanches, as mulheres podem ligar para a unidade de saúde de referência e reservar uma data para consulta médica. “As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde podem procurar uma Unidade para tirar dúvidas e receber também atendimento médico e de enfermagem, o encaminhamento para o exame será feito conforme a necessidade”.

 

Já a coleta do preventivo do colo do útero visa a população feminina a partir de 25 até 64 anos, que tem ou já tiveram vida sexual ativa. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o exame deve ser feito a cada três anos, apenas se não houverem alterações nos diagnósticos dos dois anos anteriores.

 

“O câncer do colo do útero corresponde, a aproximadamente 15% de todos os cânceres do sexo feminino. E para prevenção dessa doença realiza-se o exame conhecido popularmente como Papanicolau, no entanto o Ministério da Saúde estima que cerca de 40% das brasileiras nunca tenha feito o exame citopatológico, por medo ou desconhecimento da disponibilidade do serviço na Atenção Básica”, informou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

 

O objetivo do Outubro Rosa é detectar o câncer em mulheres ainda nos estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Quanto mais recente a detecção da doença, maiores as chances de cura. Em Tupã também é possível solicitar outros exames de rotina, consultas odontológicas e de outras especialidades médicas. Para agendar um horário, é possível consultar os telefones das unidades no site www.tupa.sp.gov.br.

369 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.