Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

Tupã fará Pré-conferência de Cultura para debater políticas públicas e de incentivo

Evento é uma preparação para futura avaliação das ações do Conselho e do município

Neste sábado (23), o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT) e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tupã realizarão um encontro para debater as políticas públicas relacionadas à produção artística no município.

A Pré-Conferência de Cultura trará o produtor cultural, José Augusto Vinagre, para palestrar. “Nós vamos abordar temas como: Sistema Nacional de Cultura, conselhos, como funcionam as leis de incentivo, enfim, o bate-papo será sobre políticas públicas adequadas para o município”.

O evento será das 14h às 17h, no Kaikan / Acert (Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã), Rua Joaquim Abarca – 916, e além da palestra, trará debates e um resgate histórico das leis culturais de Tupã com o diretor de teatro, Renato Gonzales Rosa.

De acordo com o presidente do CMPCT, Tarcísio Vieira Mendes, as pré-conferências são espaços para discussão e identificação de temas que poderão ser tratados em futuras conferências para avaliação e construção de políticas públicas. “Percebemos a necessidade de apresentar ao público questões mais técnicas antes da ‘Conferência de Cultura’ propriamente dita, onde os participantes elegem os representantes e suplentes de cada segmento que comporão Conselho no próximo biênio”, explicou.

O diretor de Gabinete da Secretaria de Cultura, André Prado, antecipou que a III Conferência Municipal de Cultura está prevista para o fim de novembro, e que neste dia 16 de outubro o município começa a articular e planejar ações em prol da classe artística. “Como artista, vejo nessa pré-conferência esperança de um futuro para a Cultura no município, com mais estrutura, gestão e organização. Precisamos articular e diagnosticar nossas necessidades e as demandas do artista de Tupã”, afirmou.

Para ampliar a participação do público e respeitar os protocolos de segurança contra a covid-19, a Prefeitura de Tupã fará transmissão ao-vivo pelas redes sociais oficiais e a entrada no local será monitorada pelas equipes de Vigilância Sanitária.

“O uso de máscaras continua obrigatório, assim como evitar aglomerações, porque apesar de não haver limitações na taxa de ocupação pelo Plano São Paulo, a restrição de distanciamento permanece”, explicou o secretário de Cultura, Duda Gimenez.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que aprimorar as estratégias de articulação entre a administração municipal e a sociedade civil permite consolidar a Cultura em âmbito local. “Essa cooperação entre as instituições dinamiza a implementação de projetos e permite maior participação social, gerando benefícios diretos para a população e pela democratização da arte”.

Sobre os palestrantes

José Augusto Vinagre, presidente da SAC (Sociedade Amigos da Cultura), entidade cultural com mais de 25 anos de atuação em Bauru e região, é ex-Secretário Municipal de Cultura de Bauru de 2005 a 2008; foi vice-presidente do Fórum Estadual de Dirigentes de Cultura de 2007/2008 e vice-presidente da Federação Paulista de Cineclubes 2007/2008. Foi parecerista do Ministério da Cultura 2009/2010 e integrante de comissões de julgamento do PROAC nos Editais de 2015 e 2016, do Programa de Estímulo à Cultura de Bauru (2004 e 2015) e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Franca (2012)

Renato Gonzalez Rosa é ator, diretor e produtor de teatro; dirige o Ponto de Cultura "Teatro Gera Vida", e ocupa o cargo de 1.º secretário do CMPCT; ele também foi Secretário Municipal de Cultura de Tupã de 2017 a 2019.