.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Terça-feira, 26 de Outubro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoonoses apresenta para crianças como evitar escorpiões

Ação tem sido realizada nas redes municipal e privada de ensino


Zoonoses apresenta para crianças como evitar escorpiões

O Departamento de vigilância em Saúde de Tupã, por meio do Controle de Zoonoses, realizou nesta semana duas ações educativas em escolas da cidade. O trabalho visa orientar os alunos para a prevenção de acidentes com escorpiões.

 

Conforme a diretora da EMEIEF Nossa Sra. de Fátima, Carla Ortega Brandão, as crianças costumam disseminar o que aprendem, e além de saberem os riscos dos escorpiões, ajudam a conscientizar e fiscalizar as próprias casas. “Caso apareça algum escorpião elas sabem que não podem tocar e devem chamar um adulto imediatamente”, comentou.

 

O terrário utilizado nas palestras pelas equipes do CCZ reproduz o ambiente propício para a sobrevivência desses animais, o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, explicou que as telhas, cascas de árvores e folhas são muito comuns nos quintais, facilitando ainda mais a assimilação do conteúdo.

 

“Os estudantes conseguem ver de forma muito próxima da realidade o quanto é difícil identificar os escorpiões em ambientes com muito entulho. Trazemos a lanterna de luz negra para melhor visualização do perigo que pode estar escondido nos quintais das casas”.

 

A diretora da escola Esperança, Vanessa Ximenes Satolo, ressaltou o valor da informação técnica para formação de cidadãos mais conscientes e agentes de mudança no controle dos escorpiões. “Tivemos um caso muito interessante aqui na escola que exemplifica o resultado desse trabalho. Após uma ação da Zoonoses com nossos professores, um dos alunos identificou um escorpião em casa e retirou o irmão menor de perto e correu para chamar a mãe dele. Foi muito gratificante”, relatou.

 

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, afirmou ser mais significativo para uma criança conhecer os riscos do escorpionismo com a possibilidade de contato controlado com amostras capturadas.

 

“As agentes conversam com eles, perguntam se já tinham visto algum escorpião antes, e que adequações eles acreditam que precisam ser feitas em casa para evitar que os animais apareçam. Além disso, eles recebem panfletos informativos, para que os adultos leiam e conheçam também as formas de prevenção de acidentes com escorpiões”.

323 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.