Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

Pré-conferência de Cultura reuniu diversos artistas

Evento contou a participação de palestrantes e abriu roda de conversa ao público

Pré-conferência de Cultura reuniu diversos artistas

Na tarde deste último sábado (23) a Secretaria Municipal de Cultura realizou a Pré-conferência de Cultura. No evento, que contou com a participação de grande parte dos artistas do município e de autoridades, foram realizadas palestras sobre "Políticas Culturais para o Município" e "Resgate Histórico das Leis culturais de Tupã".

Para ministrar as palestras foi convidado o 1°Secretário do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT) e Diretor de Teatro, Renato Gonzales Rosa, e o ex-Secretário de Cultura de Bauru e atual presidente da SAC – Sociedade Amigos da Cultura, José Vinagre.

Além das exposições das palestras foi aberta ao público roda de conversa para serem tiradas dúvidas a respeito dos assuntos e esclarecer outros assuntos relacionados à Cultura local e de âmbito estadual e nacional.

“A Pré-conferência foi organizada para atendermos a vasta demanda de artistas que temos em Tupã e para trazer novos olhares a respeito dos assuntos culturais. Por isso, convidamos o José Vinagre e o Renato Gonzales para exporem suas ideias e abrirem o debate sobre um assunto em comum”, disse o titular da Pasta responsável, Duda Gimenez.

O Secretário também agradeceu a presença de todos os artistas e ressaltou que logo a Prefeitura organizará o Conferência de Cultura para reunir novamente o setor. “A conversa e a troca de experiências sobre os assuntos culturais é de extrema importância, principalmente aqui em nossa cidade onde há um vasto grupo de artistas de diversos setores. Agradeço a todos por comparecerem e fazerem desse encontro um momento de reflexão e de troca com outros artistas”, agradeceu.

O prefeito Caio Aoqui, que também esteve presente na Pré-conferência, ressaltou a importância de reuniões abertas como esta para ouvir as pessoas sobre o novo momento da cultura do município.

“Agora, em que estamos conseguindo retomar gradualmente as atividades culturais, precisamos de todos os integrantes do seguimento, pois a união fará com que possamos criar políticas públicas para ajudar cada um a recuperar esse tempo longe dos palcos. Agradeço a colaboração do palestrante Renato Gonzales, que faz parte do CMPCT e sempre esteve envolvido com o assunto, e ao palestrante José Vinagre, que veio até a nossa cidade nos ajudar a esclarecer tantas dúvidas do setor”, ressaltou.

Em seu discurso, o vice-prefeito Renan Pontelli também enfatizou a importância de acolher o setor cultural na retomada de suas atividades, e apontou que a Prefeitura e a Secretaria de Cultura estão à disposição de todos.

"Aproveito para agradecer todo o apoio do CMPCT, que nos ajudou muito na organização da Pré-conferência e estão sempre dispostos a aconselhar todos os artistas de todos os setores culturais presentes no município. Ressalto ainda que o CMPCT realiza constantemente reuniões e que todas são abertas ao público”, contou.