Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021

Feira Criativa resgatou atividades culturais em Tupã

Evento reuniu artistas e grande parte da população na Praça da Bandeira

Feira Criativa resgatou atividades culturais em Tupã

No último sábado (30) a Secretaria Municipal de Cultura deu início a Feira Criativa durante evento na Praça da Bandeira. O projeto, que faz parte das ações de retomada das atividades culturais em Tupã, reuniu a população e deu espaço para artistas e artesãos mostrarem seus trabalhos.

Na Praça foram organizados espaços para a comercialização de artesanatos e alimentos, além de um local para as apresentações musicais da dupla Victor e Tiago e do DJ. Mingo, vencedores do edital de cultura da Lei Aldir Blanc.

Tiago, integrante da dupla que se apresentou, explicou como foi voltar aos palcos após longo período afastado das atividades artísticas. “O retorno era muito aguardado por todos nós e agradecemos a oportunidade nos dados pelo Retoma Cultura. Com a desaceleração da pandemia logo voltaremos a nos apresentar em mais espaços”, disse.

O cantor Victor também ressaltou que a retomada dos eventos abertos ao público é uma grande oportunidade para os artistas voltarem com as atividades culturais em Tupã. “Além de promover e incentivar os artistas locais, a volta dos eventos abertos proporcionará bem-estar para toda a população, que não pôde prestigiar eventos de entretenimento durante todo o período da pandemia”, ressaltou.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, disse que a Feira Criativa tem como principal objetivo ajudar os artesãos da cidade a voltarem a expor seus trabalhos e comercializá-los em espaço aberto de forma segura.

“É importante ressaltar que o projeto é itinerante e logo a Feira será realizada em outros espaços públicos da cidade. Sua próxima edição será no sábado (13) e logo divulgaremos as informações sobre o evento que será realizado”, contou.

GALERIA DE FOTOS

Para o vice-prefeito Renan Pontelli a realização da Feira Criativa é uma grande alegria para a população e, principalmente, para os artistas da cidade, pois o longo período da pandemia atingiu de forma drástica os munícipes que vivem da arte.

“Tupã tem uma vasta classe artística e nos desdobramos para permanecer apoiando todos durante a pandemia. Foram criados editais de incentivo à cultura, com quase R$ 600 mil, beneficiando cerca de 400 artistas, reinventadas ações já existentes na Secretaria e retomadas iniciativas de apoio cultural”, pontuou.

Muito contente em poder prestigiar a retomada de eventos culturais em espaço aberto, o prefeito Caio Aoqui convidou todos para acompanharem as próximas edições da Feira Criativa.

“Farão parte da Feira outras atrações do edital de cultura da Lei Aldir Blanc, com novas apresentações para entreter toda a população. Vamos retomar as atividades culturais com segurança e priorizando as necessidades dos artesãos e artistas de Tupã”, reforçou.