Saúde - Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021

Prefeitura realiza evento para reforçar importância da Campanha Novembro Azul

Relatos de homem diagnosticado com câncer de próstata e de urologista marcam ação

Prefeitura realiza evento para reforçar importância da Campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de sexta-feira (5) um evento para reforçar as estratégias da Campanha Novembro Azul de 2021, voltada a homens de todas as idades, com oferta de atendimentos para prevenção do câncer de próstata e de outras doenças.

Os exames da próstata serão prioritários para aqueles com mais de 50 anos; e em caso de homens negros ou com histórico familiar, a prevenção deve começar a partir dos 45 anos. Para incentivar a procura pelo serviço médico, a Secretaria de Saúde convidou o tupãense Mário Peres para contar a história de seu diagnóstico.

“Confesso que o diagnóstico caiu como uma bomba, porém nada que não houvesse solução. Existem vários métodos de tratamento, no meu caso pude optar entre a cirurgia e o acompanhamento periódico. A extração da próstata tem como contrapartida uma possível impotência que me assombrava, foram momentos angustiantes e de muitas incertezas. Hoje, aos 54 anos, posso dizer que tenho uma excelente qualidade de vida, e continuo anualmente fazendo exame de PSA”, relatou.

O médico urologista, dr. Valdeir Ribeiro dos Reis, foi o responsável pelo tratamento e cirurgia de Mário Peres, ele também participou do evento abordando aspectos mais técnicos, desde a função da próstata aos fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo e a cultura masculina de não realizar exames periódicos.

“O câncer de próstata não tem sintomas. Com o passar dos anos, o homem começa a ter dificuldade ao urinar e, ao envelhecer, desenvolve incontinência e dor óssea. Os estigmas da impotência sexual precisam ser superados, pois apenas com a biópsia dirigida feita com o paciente sedado, haverá detecção precoce”, informou o urologista.

A Prefeitura de Tupã produziu um vídeo com profissionais da Atenção Básica, ampliando a forma de disseminação de informações a respeito da campanha. Entre eles estavam os médicos Bruno Oliveira e Marcelo Machado; o auxiliar de enfermagem, José Luis da Silva; o agente comunitário de Saúde, João Francisco Beteli; o enfermeiro Diego Vassoler, e o secretário de saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

“O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum na população masculina, e se detectado logo tem chances de cura de até 95%. Mas, o objetivo dessa campanha é a saúde do homem, avaliando o público conforme a queixa que apresenta, desde diabetes, aumento de colesterol, riscos de hipertensão e doenças degenerativas ou infectocontagiosas, até avaliação odontológica”, ressaltou dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Ao discursar no evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Edamitsu, destacou a importância do hábito de realizar consultas regulares. Por isso, a Câmara e a Prefeitura de Tupã assinaram convênio para credenciar a Santa Casa de Misericórdia a realizar exames de ultrassom, por meio do programa “Corujão da Saúde”.

O vice-prefeito Renan Pontelli destacou que os 16 postos de saúde do município reservarão ao menos uma data no mês para atendimento noturno, em que homens de qualquer idade poderão agendar consultas médicas e de enfermagem.  “Converse com seu pai, filho, irmão para se cuidarem. As mulheres também podem incentivar os parceiros a reverter quadros de obesidade, de descontrole do diabetes, pois o apoio da família ajuda muito a superar o medo”, afirmou.

Encerrando a solenidade, o prefeito Caio Aoqui destacou que a preservação da vida é prioridade da administração municipal, e citou a iluminação em azul do Paço Municipal e a flexibilização do expediente das Unidades de Saúde como exemplos de medidas pensadas em prol do bem-estar do munícipe.

“Cabe a cada um de nós divulgar tudo o que a Secretaria de Saúde oferece neste mês para o cidadão de Tupã. A importância da prevenção vai muito além da redução de custos pelos tratamentos, está na manutenção e respeito à vida”, finalizou o prefeito Caio Aoqui.