Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 09 de Novembro de 2021

Ponto de Cultura “Teatro Gera Vida” é contemplado em edital nacional

Parceria com a prefeitura possibilitará sessões gratuitas de cinema sobre Direitos Humanos

Ponto de Cultura “Teatro Gera Vida” é contemplado em edital nacional

A cultura tupãense viabilizou mais uma grande conquista, desta vez, na área audiovisual. O Ponto de Cultura “Teatro gera Vida”, mantido pela União Espírita Jésus Gonçalves, que também é mantenedor do Grupo Ágape de Teatro, foi contemplado, por meio de edital, como Ponto de Exibição do Circuito Difusão de Cinema e Direitos Humanos.

De acordo com Renato Gonzalez, diretor do Grupo Ágape e também do Ponto de Cultura, esse projeto foi criado com objetivo de apresentar obras audiovisuais que abordam as diferentes temáticas relacionadas aos Direitos Humanos.

Segundo ele, através de parceria com a prefeitura, será a possível a realização de sessões públicas e gratuitas de produções audiovisuais sobre o tema, além de bate-papos após as sessões para discussão da obra.

“O Circuito Difusão tem o objetivo de disseminar a cultura dos Direitos Humanos e democratizar o acesso à cultura por meio de obras cinematográficas, com 10 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. Em parceria com a prefeitura, vamos exibir essas obras em sessões públicas e gratuitas, além de promover a discussão do tema após as sessões”, explicou.

Ele lembrou também que o Ponto de Cultura tem uma forte ligação com o audiovisual, tanto que desde o ano de 2002 mantêm um Núcleo de Audiovisual que produz os programas Mosaico e Em Ponto (que tratam de arte e cultura); o Programa Momento Espírita, produção de várias obras audiovisuais além de fazer o registro histórico de todas as ações da entidade. Desde 2014 esse núcleo está a cargo de Vinicius Ferreira Rosa.

Ainda segundo Renato Gonzalez, o Ponto de Cultura “Teatro gera Vida” foi contemplado pelo Circuito Difusão pois tem espaço apropriado e acessível para a realização de sessões, equipamentos necessários à exibição (projetor e sonorização), capacidade para organizar as sessões, divulgar e mobilizar público.

Ele também falou sobre a alegria de ter sido contemplado novamente com esse projeto. “O nosso desejo agora é ampliar o espaço de debate e reflexão, incentivando assim a formação de uma mentalidade coletiva de solidariedade, respeito às diversidades e a tolerância. Nossa meta é educar para o respeito aos Direitos Humanos.  A partir de agora estaremos em busca de novas parcerias, incluindo a prefeitura, para montar uma programação na qual terá ampla divulgação para a população de Tupã”.

O prefeito Caio Aoqui parabenizou a União Espírita Jésus Gonçalves e o Grupo Ágape de Teatro pela conquista e a reafirmou o apoio do Governo de Tupã nas ações que ajudam a fortalecer a cultura tupãense. “Tupã tem o privilégio de contar com grandes batalhadores da cultura, como é o caso da União Espírita Jésus Gonçalves e do Grupo Ágape de Teatro, que sempre contribuíram para desenvolvimento da cultura tupãense. E como poder público, temos a obrigação de apoiar e incentivar as ações que possam levar mais cultura e conhecimento à nossa população”, parabenizou.

O vice-prefeito Renan Pontelli destacou a importância da conquista, que novamente contempla Tupã nos editais nacionais de cultura. “Através da União Espírita Jésus Gonçalves e do Grupo Ágape de Teatro, Tupã vai fazer parte do Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos, que é uma realização da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, através do Instituto Cultura Em Movimento. Esse trabalho realizado pelos nossos grupos culturais é de grande importância porque possibilita que as ações financiadas pelo governo federal possam beneficiar a nossa população, através de parceria com a prefeitura.  É a prova de que somando esforços e trabalhando em conjunto temos condições de avançar mais e trazer conquistas para nossa cidade”, elogiou.

Já o secretário de Cultura, Duda Gimenez destacou a perseverança e a dedicação dos grupos culturais tupãenses e revelou que a Secretaria de Cultura, juntamente com a União Espírita Jésus Gonçalves e o Grupo Ágape de Teatro, irão definir a programação e a seleção dos filmes que serão exibidos Circuito Difusão de Cinema e Direitos Humanos. “Além de promover a cultura, esta ação também ajudará a discutir e debater um tempo de extrema importância nos dias atuais, que é a questão dos Direitos Humanos. Realmente é uma grande conquista para a nossa cidade, e a prefeitura, através da Secretaria de Cultura estará trabalhando em parceria para realizar e promover as sessões de exibição para que possam atender o maior número de pessoas”, afirmou.