Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Tupã, terça-feira, 27 de setembro de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Terç
27/09
Pancadas de Chuva
Máx 28 °C
Min 15 °C
Índice UV
11.0
Quar
28/09
Chuva
Máx 20 °C
Min 16 °C
Índice UV
11.0
Quin
29/09
Chuva
Máx 23 °C
Min 15 °C
Índice UV
11.0
Sext
30/09
Chuva
Máx 20 °C
Min 14 °C
Índice UV
11.0

Meio Ambiente - Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Apicultores participam de reunião sobre importância de registro para venda

Alimentos de origem animal precisam ser aprovados pelo Serviço de Inspeção Municipal


Apicultores participam de reunião sobre importância de registro para venda

As etapas de produção e distribuição de produtos de origem animal são fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), setor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã. Frascos de mel já foram apreendidos, pois, não possuíam rótulos ou qualquer registro nos órgãos competentes. A medida visa controlar a qualidade higiênico-sanitária e aumentar a segurança na comercialização dos alimentos.

 

A chefe de setor e médica veterinária do SIM, Laísy Cardoso Almeida, informou que a Prefeitura de Tupã realizou uma reunião na sexta-feira (5) com os apicultores de Tupã e do distrito de Varpa para conscientizar sobre o cumprimento das etapas de produção e venda. “O registro dos derivados de mel no SIM é muito importante, porque o produto pode ser apreendido pelos fiscais se não tiver a rotulagem adequada, pois são considerados clandestinos”, explicou.

 

A formalização nos processos de comercialização de mel e outros produtos apículas, e também de carnes, ovos, leite, pescados e seus derivados, é também uma forma de fortalecer a agricultura familiar e facilitar aos consumidores a identificação de alimentos que atendam às condições de extração, armazenagem e comércio.

 

Criar uma associação entre os produtores facilitaria o monitoramento da qualidade do mel e derivados por meio do SIM. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, afirma que já apresentou aos apicultores a possibilidade de eles atuarem associados.

 

“Ao formar uma associação, os custos de implementação das normas agroindustriais ficam mais baixos, e a aprovação do registro poderá ser mais rápida e mais simples, com documentação única”, explicou Zé Vinagre.

 

Um dos apicultores convidados a participar da reunião para composição de uma Associação de Produtores de Mel e Derivados, Cristino Lopes de Sá, afirma que de 15 a 20 produtores foram contactados.

 

“Trabalho há 50 anos com mel, e derivados como própolis, remédios para bronquite e também damos assistência em ocorrências dos Bombeiros com abelhas. Éramos associados, agora muitos não querem participar porque a colheita e os lucros estão baixos. Se encontrarmos uma sede apropriada, com centrífuga, equipamentos e o acompanhamento de um veterinário, podemos dividir as despesas e nos fortalecer”. 

 

O prefeito Caio Aoqui pediu aos apicultores e agricultores de outras áreas supervisionadas pelo SIM para formalizarem suas atividades. “A produção de alimentos de origem animal precisa ser registrada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os servidores da Pasta estão à disposição para tiras dúvidas a respeito da Inspeção Municipal e para formação de Associações”.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 27/09/2022 10:41:42

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.