Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021

ATLECA volta a realizar encontros presenciais para celebrar 8º aniversário

Imortais da Academia tupãense retomam ações e convidam novos membros

Um jantar em comemoração pelos oito anos em atividade da Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA) reuniu 10 de seus membros no último dia 14 de novembro. O encontro foi também o primeiro evento entre os acadêmicos desde o início da pandemia do coronavírus.

Para marcar a data, um selo do Octênio Comemorativo foi criado e apresentado pelo acadêmico e arquiteto, José Edivaldo Sanches; também participaram da confraternização: o vice-presidente da ATLECA, Paulo José de Oliveira Silva; a tesoureira, Eliza Périco, as beneméritas, Tamimi Borsatto e Júlia da Costa Barros Alcantara Gonçalves; e os acadêmicos Denis Trisóglio, Mario José do Prado, Luan Calderaro Costa, e Elianai Maestrello de Lyra.

De acordo com o presidente e fundador da ATLECA, dr. Alcione Alcântara Gonçalves, com o reinício das atividades da ATLECA, novos membros poderão ser selecionados. “Os participantes de uma academia literária são chamados ‘Imortais’, e no caso de Tupã, há espaço para profissionais que se destaquem nas mais diversas atividades, advogados, jornalistas, artistas, cientistas, escritores, etc.”, explicou.

Das 40 cadeiras disponíveis, conforme modelo da Academia Brasileira de Letras (ABL), apenas 26 estão ocupadas. Há ainda membros correspondentes de outros estados brasileiros, de Portugal e de países da África, falantes da Língua Portuguesa.

O secretário de Cultura, Duda Gimenez, explica que esse intercâmbio cultural possibilita levar o nome de Tupã a congressos e encontros literários. “O município apoia a ATLECA pelos benefícios da iniciativa para os escritores locais e para a disseminação do talento da nossa população”, declarou.

Os interessados em compor a ATLECA podem encaminhar um Ofício e o currículo ao presidente, dr. Alcione, para o e-mail alcione.ag@hotmail.com ou WhatsApp (14) 99784-4604, o histórico do candidato será analisado, e se aprovado, o novo Imortal participará das reuniões mensais.