Saúde - Terça-feira, 23 de Novembro de 2021

Postão recebe novo refrigerador para armazenamento de vacinas

Novo equipamento foi enviado ao município pelo Departamento Regional de Saúde de Marília

Postão recebe novo refrigerador para armazenamento de vacinas

Na última quinta-feira (18) a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Departamento Regional de Saúde de Marília um novo refrigerador de última geração para o armazenamento de vacinas nas Unidades de Saúde de Tupã. Segundo informações da Pasta, o equipamento já foi instalado no Posto de Saúde Dr. Walter Pimentel – Postão, que é a Unidade que recebe maior fluxo de pessoas e apresenta maior demanda na procura de vacinas.

O prefeito Caio Aoqui, que esteve durante a entrega do refrigerador, relembrou que com valores de emendas parlamentares enviadas ao município pelo até então deputado federal Walter Ihoshi, a prefeitura investiu na compra de geladeiras específicas para o armazenamento de vacinas, e que hoje todas as UBS e USF de Tupã contam com equipamentos adequados.

“Como temos equipamentos adequados em todas as nossas Unidades, optamos por encaminhar o antigo refrigerador do Posto Walter Pimentel para a Unidade da Varpa. O distrito não tinha, bem como os demais distritos, pois a demanda é muito baixa e não era uma prioridade”, ressaltou.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda acrescentou que o recebimento do equipamento será muito importante para todo o setor da Saúde. “Quero agradecer a toda a diretoria da Regional de Saúde de Marília por entenderem as necessidades do setor da Saúde de Tupã e nos encaminhar um refrigerador de última geração, com um gerador próprio e que, em caso de queda de energia, consegue manter a temperatura adequada por mais 48h”, agradeceu.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, contou que o setor da Saúde de Tupã já vinha solicitando o novo equipamento pensando no aparelhamento dos distritos.

“Mesmo com uma demanda inferior, as Unidades de Saúde dos distritos de Varpa, Parnaso e Universo também recebem toda atenção da prefeitura, e atualizaremos os equipamentos destes locais igualmente ao do município de Tupã. Reforço meus agradecimentos a Regional de Marília por atenderem o nosso pedido e nos ajudar a reforçar as estratégias de armazenamentos de doses vacinais”, agradeceu.

Juliana Yuri, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, ressaltou que o novo equipamento tem capacidade de 300 litros, sendo maior que os refrigeradores das demais Unidades. “Por se tratar de um armazenador mais atual podemos nos tranquilizar, pois mesmo com eventuais quedas de energia ou com a necessidade de transporte para outro ambiente, não correremos o risco de perder os imunobiológicos”, ressaltou.