.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos participam de atividades para valorização da cultura indígena

Escola José Maris promoveu brincadeiras e recebeu educadoras do Museu Índia Vanuire


A Escola Municipal de Educação infantil e Ensino Fundamental “José Maris” apresentou para as crianças, durante os meses de outubro e novembro, jogos e brincadeiras de matriz indígena. Para encerrar as atividades, os alunos receberam uma mostra do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire. 

 

De acordo com a professora de Educação Física da Rede Municipal, Alana Dolmen Lopes, uma sequência didática interdisciplinar sobre jogos e brincadeiras de matriz indígena foi preparada para as crianças do Pré I ao 1º ano do Ensino Fundamental.

 

“Todas as disciplinas podem explorar as práticas, produções artísticas, culturais e a constituição social dos povos originários. Na Educação Física, trouxemos desde a fabricação de brinquedos, como a peteca, até a disputa dos Jogos Mundiais Indígenas, competições semelhantes às Olimpíadas”, declarou.

 

GALERIA COM MAIS FOTOS DA ATIVIDADE

 

Para encerrar o projeto, a escola firmou parceria com a equipe pedagógica do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire, que no dia 26 de novembro apresentou às turmas de crianças de 4 a 6 anos objetos típicos e um pouco da realidade da Aldeia Vanuire.

 

Conforme a educadora, Valquíria Cristina, outras escolas podem solicitar visita por meio do projeto Museu Vai à Escola. “Nossa intenção é levar um pouco do acervo ao público, que não consegue ir até o Museu. Nesse caso, trouxemos itens e jogos que não foram trabalhados pelos professores, porque quando a criança vê os objetos, ela entra em outro mundo e enriquece ainda mais o seu dia a dia”.

 

 

As atividades desenvolvidas da EMEIEF “José Maris” foram norteadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que inclui temas étnico-raciais, o ensino de história e cultura afro-brasileira, da cultura africana e dos povos originários. O secretário de Educação, professor Valdir Berti, parabenizou a escola por promover a diversidade logo na infância.

 

“Segundo a BNCC, cabe aos sistemas e escolas, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos, preferencialmente transversalmente e de forma integradora, como na contextualização das brincadeiras. Tudo isso ajuda a valorizar esse importante patrimônio histórico cultural”, declarou.

479 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.