Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Tupã, terça-feira, 27 de setembro de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Terç
27/09
Pancadas de Chuva
Máx 28 °C
Min 15 °C
Índice UV
11.0
Quar
28/09
Chuva
Máx 20 °C
Min 16 °C
Índice UV
11.0
Quin
29/09
Chuva
Máx 23 °C
Min 15 °C
Índice UV
11.0
Sext
30/09
Chuva
Máx 20 °C
Min 14 °C
Índice UV
11.0

Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos participam de atividades para valorização da cultura indígena

Escola José Maris promoveu brincadeiras e recebeu educadoras do Museu Índia Vanuire


A Escola Municipal de Educação infantil e Ensino Fundamental “José Maris” apresentou para as crianças, durante os meses de outubro e novembro, jogos e brincadeiras de matriz indígena. Para encerrar as atividades, os alunos receberam uma mostra do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire. 

 

De acordo com a professora de Educação Física da Rede Municipal, Alana Dolmen Lopes, uma sequência didática interdisciplinar sobre jogos e brincadeiras de matriz indígena foi preparada para as crianças do Pré I ao 1º ano do Ensino Fundamental.

 

“Todas as disciplinas podem explorar as práticas, produções artísticas, culturais e a constituição social dos povos originários. Na Educação Física, trouxemos desde a fabricação de brinquedos, como a peteca, até a disputa dos Jogos Mundiais Indígenas, competições semelhantes às Olimpíadas”, declarou.

 

GALERIA COM MAIS FOTOS DA ATIVIDADE

 

Para encerrar o projeto, a escola firmou parceria com a equipe pedagógica do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire, que no dia 26 de novembro apresentou às turmas de crianças de 4 a 6 anos objetos típicos e um pouco da realidade da Aldeia Vanuire.

 

Conforme a educadora, Valquíria Cristina, outras escolas podem solicitar visita por meio do projeto Museu Vai à Escola. “Nossa intenção é levar um pouco do acervo ao público, que não consegue ir até o Museu. Nesse caso, trouxemos itens e jogos que não foram trabalhados pelos professores, porque quando a criança vê os objetos, ela entra em outro mundo e enriquece ainda mais o seu dia a dia”.

 

 

As atividades desenvolvidas da EMEIEF “José Maris” foram norteadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que inclui temas étnico-raciais, o ensino de história e cultura afro-brasileira, da cultura africana e dos povos originários. O secretário de Educação, professor Valdir Berti, parabenizou a escola por promover a diversidade logo na infância.

 

“Segundo a BNCC, cabe aos sistemas e escolas, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos, preferencialmente transversalmente e de forma integradora, como na contextualização das brincadeiras. Tudo isso ajuda a valorizar esse importante patrimônio histórico cultural”, declarou.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 27/09/2022 10:41:42

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.