Saúde - Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2022

Vacinação antirrábica nos distritos acontece a partir dessa terça-feira

Tutores dos animais já podem agendar um horário da aplicação da dose imunizante

Vacinação antirrábica nos distritos acontece a partir dessa terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, informa que a vacinação antirrábica de cães e gatos nos distritos de Parnaso, Universo e Varpa será iniciada a partir de terça-feira (11), já realizada no município, se estenderá para os distritos, começando os trabalhos em Parnaso nesta terça-feira (7), das 8h às 12h.

Para vacinar os animais contra a raiva, os tutores devem ligar na Secretaria de Saúde pelo telefone (14) 3404-2202, das 8h às 11h ou das 13h30 às 16h, para agendar a vacinação, assim como já ocorre diariamente no município de Tupã.

De acordo o calendário de visitas mensais estabelecido pelo CCZ, os trabalhos terão início em Parnaso na terça-feira. Logo após isso, as equipes visitarão o distrito de Universo, na quarta-feira (12), das 8h às 12h, e em seguida, na quinta-feira (13), estarão em frente a Unidade de Saúde de Varpa no mesmo período.

O chefe de setor do CCZ, Robison Luis, ressaltou a importância da imunização dos animais com a vacina contra a raiva. “Apesar de controlada, a raiva pode trazer muitos transtornos para o animal infectado, como para seus tutores. Por isso, ressaltamos a importância de imunizar os animais e mantê-los saudáveis”, disse.

A diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ainda acrescentou que os agendamentos já podem ser realizados e, caso não haja mais vagas para este mês, as equipes do CCZ agendarão a aplicação das doses imunizantes para o próximo mês.

“Ao contrário dos anos anteriores, a aplicação da vacina contra a raiva será feita regularmente pelo Centro. Por isso, mesmo que não haja vagas neste mês, os moradores dos distritos podem ficar tranquilos, pois todos serão atendidos”, informou.