Saúde - Terça-feira, 11 de Janeiro de 2022

Prefeitura alerta sobre aumento de casos de febre amarela no verão

Munícipes podem atualizar a caderneta de vacinação em todas as Unidades de Saúde de Tupã

Prefeitura alerta sobre aumento de casos de febre amarela no verão

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre o possível aumento de casos de febre amarela durante o verão. Para evitar a contaminação, os munícipes que estejam se organizando para viajar nos próximos dias devem manter a caderneta de vacinação atualizada, podendo garantir assim uma viagem saudável e tranquila.

Segundo informações da Pasta responsável, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Tupã e dos distritos de Parnaso, Varpa e Universo estão devidamente abastecidas com a vacina para atender a população.

Para receber a dose do imunizante, os munícipes que receberam alguma das 3 doses da vacina contra a covid-19 devem se atentar ao intervalo de no mínimo 15 dias de uma dose para a outra. A vacina contra a febre amarela deve ser aplicada em pessoas com idade a partir dos 9 meses até os 59 anos e 11 meses. Pessoas com mais de 60 anos e gestantes deverão se consultar antes de receberem a dose da vacina.

“Recomendamos também que as mães deem ovo para os bebês 1 mês antes da vacinação contra a febre amarela para comprovar se há alguma reação, pois o ovo é um dos componentes da vacina e, em caso de alergia ao alimento, pode haver reações graves”, alertou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

A diretora ainda acrescentou que além da atualização da caderneta com a vacina contra a febre amarela, os viajantes também devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo e hepatites A e B.

“É importante lembrarmos que ainda estamos passando pela pandemia e, mesmo vacinados, o ideal é evitarmos as viagens. Porém, se não for possível o adiamento, que todos estejam com a caderneta de vacinação em dia e continuem seguindo todas as recomendações dos órgão sanitários”, alertou.

As Unidades de Saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Paiaquás - 370 ou pelo telefone 3404-2200.

Vacina

A vacina contra febre amarela, em pessoas sem problemas de imunidade, tem uma proteção de até 98% e está disponível nas salas de vacina das unidades de saúde de Tupã durante todo o ano. A recomendação do Programa Nacional de Imunizações é de que duas doses são suficientes para proteção, sendo a primeira aos nove meses de idade e a segunda aos quatro anos. Pessoas que já possuem duas doses registradas no cartão não precisam receber doses adicionais, pois já são consideradas adequadamente imunizadas. Já as pessoas acima de cinco anos que possuem apenas uma dose devem receber o reforço somente após dez anos, ou mais, da primeira.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e de gravidade variável. A forma grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Não existe tratamento específico para combater a doença.

A doença é transmitida somente pela picada de mosquitos transmissores infectados como o Aedes aegypti (urbana) ou Haemagogus (silvestre).