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Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022

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Secretaria divulga balanço das ações realizadas em 2021

Além do atendimento às famílias, setor ofereceu acolhimento de acordo com as necessidades


Secretaria divulga balanço das ações realizadas em 2021

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos divulgou o balanço das ações realizadas pelas equipes da Pasta durante o ano de 2021. O balanço incluiu atendimentos dos programas de transferência de renda “Ação Jovem”, “Renda Cidadã” e “Bolsa Família”; dos projetos CRAS (Sul e Leste) e CREAS; além das ações da Secretaria como a distribuição de cestas básicas para famílias cadastradas e o auxílio para a emissão da 2ª via de documentos.

 

            De acordo com informações da Secretaria, somente a transferência de renda dos programas atingiu o valor estimado de R$ 4.466.164,00, sendo R$ 22.080,00/ano ao Ação Jovem (24 atendidos); R$ 85.440,00/ano ao Renda Cidadã (59 famílias); e R$ 4.358.644,00 às pessoas com benefício direto (Bolsa Família e Auxílio Emergencial).

 

            Através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste e Sul, que busca atender toda a população com serviços de orientações e fortalecimento da convivência com a família e a comunidade, a Pasta apontou o atendimento individual de 3.140 famílias, sendo 2.347 famílias atendidas pelo CRAS Leste e 823 famílias pelo CRAS Sul de Tupã. A Pasta ainda ressalta que os atendimentos grupais nos Centros de Referência foram suspensos devia à pandemia e retornaram somente em outubro de 2021.

 

            No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, a Secretaria responsável apontou atendimento de 437 famílias, sendo 264 atendimentos à população em situação de rua, 24 casos envolvendo crianças e adolescentes, 7 atendimentos a idosos e 1 pessoa com deficiência.

 

            Ainda de acordo com a Secretaria, com relação aos atendimentos da população em situação de rua, a Pasta busca ajuda-los com a reinserção social, verificando a questão da documentação para realização do cadastro único e verificação da possibilidade de renda através de programas sociais; bem como a oferta de qualificação profissional e de empregos através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); e o atendimento socioassistencial para o levantamento das necessidades apresentadas e o fortalecimento de vínculo com a família.

 

            Além dos atendimentos socioassistenciais, a Secretaria apontou a distribuição de 8.860 cestas básicas distribuídas às famílias do município que possuem cadastro. As entregas foram possíveis graças a diversas ações de recolhimento de alimentos realizadas por empresas privadas ou iniciativas públicas, além de doações por parte de pessoas jurídicas e físicas ao Fundo Municipal de Solidariedade.

 

            A titular da Pasta responsável, Patrícia Fernandes, contou que 2021 foi um ano de muitas lutas diárias e muitas vitórias, onde as equipes da Pasta puderam atender inúmeras famílias tupãenses e oferecer acolhimento de acordo com as necessidades de cada uma. 

 

            “Como Poder Público, continuaremos batalhando para atender ainda mais famílias de Tupã que precisam tanto do apoio assistencial da Secretaria. Aproveito para convidar ainda as pessoas que não conhecem os programas e projetos da Pasta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para que procurem a Secretaria, localizada na rua Paiaquas – 609, e sejam incluídos”, convidou.

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