.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde explica aumento dos casos positivos de Covid-19 nos últimos meses

Segundo Instituto Butantan, presença da nova variante já é predominante na região de Marília


Devido ao aumento gradativo de casos confirmados de Covid-19 em Tupã e ao acúmulo de pessoas em período de transmissão, o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, apresentou em coletiva de imprensa (17) dados que explicam esses números e deixou um alerta para a população sobre as altas taxas da nova variante do vírus.

 

            O Secretário enfatizou a preocupação, explicando as sucessivas mutações que o vírus sofreu até chegar na variante Ômicron, que se mostra mais veloz e mais competente. Segundo dados apresentados pelo titular da Pasta, no início da pandemia em 2020, os especialistas alertavam para transmissão de 1 pessoa para 3, e hoje, com a variante Ômicron, a transmissão chega a ser de 1 para 10, explicando o aumento da transmissibilidade no Brasil no final de novembro de 2021.

 

            Ele seguiu comparando os cenários de pico da doença na cidade, onde os leitos da Santa Casa de Misericórdia registravam ocupação total de internados, mesmo com números de casos positivos inferiores aos atuais.

 

Em 25 de junho, por exemplo, 519 pessoas em período de transmissão da doença, 51,2% a menos que o boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira. Já os 50 leitos destinados para o tratamento de infectados pela Covid estavam 100% ocupados, e hoje, com apenas 25 leitos disponíveis, o registro é de 32% de ocupação.

 

            De acordo com Miguel, a redução da taxa de internação é devido ao avanço da vacinação da população, que com a 3ª dose da vacina tem 88% de proteção contra a variante. “Mesmo com a redução considerável, se formos observar os internados, seja na enfermaria ou UTI, hoje praticamente 50% da ocupação são por pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina, e o mais grave é que são pessoas com mais de 75 anos, que foram os primeiros grupos a serem convocados para vacinação. Temos que acreditar que não é apenas o nosso organismo que tem defesa, pois ele só terá defesa adequada se nós formos vacinados”, disse.

 

            Em dados divulgados recentemente pelo Instituto Butantan, a variante Ômicron se tornou predominante no estado de São Paulo, correspondendo a 90,07% das amostras positivas para a Covid-19 sequenciadas entre os dias 25/12/2021 e 1º/01/2022. Na região de Marília, que engloba o município de Tupã, a presença da variante também predominou, sendo 77,4% das amostras sequenciadas.

 

            “Somente com a vacinação da população, que com a 1ª dose apresenta proteção contra a variante de 10%; com a 2ª dose, de 50%; e a 3ª dose, de 88%, poderemos ficar mais tranquilos. E para reduzirmos os números de contaminações e casos positivos, que aumentam diariamente, devemos continuar seguindo todas as recomendações dos órgãos de Saúde, utilizando máscara de proteção, evitando aglomerações e encontros, e fazendo o uso do álcool em gel 70% para a higienização pessoal”, ressaltou Miguel.

 

            O vice-prefeito Renan Pontelli enfatizou que o município de Tupã continua vacinando toda a população. “Precisamos da colaboração de todos, para que se atentem ao intervalo das doses e se organizem para agendar a data da aplicação da 3ª dose vacinal, ou até mesmo da 1ª ou 2ª dose se for o caso. Com todos vacinados venceremos essa doença”, disse. 

 

            O prefeito Caio Aoqui também pediu a colaboração de todos, e ressaltou a importância da responsabilidade de pais e responsáveis agora com a abertura da vacinação de crianças de 5 a 11 anos. 

 

            “Além da vacinação de jovens e adultos, agora poderemos proteger as crianças de 5 a 11 anos. Por isso, enfatizamos a importância da participação dos pais e responsáveis, pois é fundamental que todos entendam a relevância da vacinação para a proteção contra a nova variante do coronavírus”, alertou.

 

387 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.