Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Durante o evento serão eleitos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã
Neste sábado (26), a Prefeitura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT) realizarão a 3ra Conferência de Cultura. O evento será realizado no anfiteatro do Instituto Federal, localizado na Avenida dos Universitários, 145, Jardim Ipiranga, a partir das 13h.
A Conferência de Cultura trará como ponto principal a eleição dos novos representantes dos segmentos artísticos: teatro, dança, música, museus, etnias, literatura, produção cultural, audiovisual, fotografia e artesanato. Para cada seguimento serão eleitos titulares e suplentes.
Além da eleição, que ocorrerá durante o evento em salas específicas para os interessados de cada seguimento, a Conferência tem por objetivo avaliar, junto ao Poder Executivo, as políticas municipais ligadas à cultura e apresentar e discutir o Plano Municipal de Cultura da Estância Turística de Tupã.
O presidente do CMPCT, Tarcísio Vieira Mendes, explicou que a realização da Conferência é de extrema importância para reestruturar o Conselho e dar oportunidade de integração de novos titulares e suplentes de forma democrática, como previsto no Regimento Interno, dando maior representatividade aos nichos artístico-culturais no município.
“O CMPCT é um órgão que busca elaborar e executar políticas púbicas voltadas à cultura e conta com a participação da população para que cada seguimento seja beneficiado de acordo com as necessidades, visto que o setor cultural abrange diversas pessoas e trabalhos”, disse.
Já o professor Valdir Berti, secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, ressaltou que o evento é aberto para toda a população, e que, mesmo sem vínculo a qualquer seguimento artístico, poderão participar da Conferência e conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Conselho junto à Prefeitura.
“É muito importante também a participação dos artistas da nossa cidade, pois poderão entender melhor como o Conselho atua em nossa cidade. Lembrando que, mesmo o evento sendo aberto para todos, as orientações dos órgãos de saúde para controlar os casos de covid-19 serão mantidas e pedimos a colaboração de cada um, que devem utilizar a máscara de proteção facial a todo instante, fazer o uso de álcool em gel para a higienização das mãos e manter o distanciamento de 1,5 metros de outras pessoas”, solicitou.
O Conselho
O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT), criado pela Lei Municipal nº 4.570 de 14 de dezembro de 2011 e alterada pela Lei Municipal nº 4.737 de 19 de maio de 2015.
Ele é um órgão coletivo com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil, de caráter propositivo, orientador, consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre a elaboração e execução da política cultural do município, fundamentando-se nos princípios da transparência e da democratização da gestão cultural, e constituindo-se em instância permanente de intervenção qualificada da sociedade civil na formação de políticas de cultura.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.