Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Equipes logo iniciarão monitoramento em creches e escolas do município
Na última terça-feira (22) o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estiveram na escola estadual Prof.ª Irene Resina Migliorucci ministrando palestra sobre cuidados com os escorpiões. Durante a visita, além de ensinar sobre como evitar acidentes com os animais, os agentes apresentaram para as crianças amostras vivas dos escorpiões e realizaram atividades lúdicas para o aprendizado.
Segundo informações, a ida das equipes até a unidade escolar foi através do pedido da própria escola, que desenvolveu o projeto “Escorpião: um vizinho perigoso” durante todo o mês de fevereiro em aula eletiva, e optaram por finalizar as atividades com palestra especializada.
“Essa visita das equipes especializadas e preparadas para a contenção do escorpião em nossa cidade foi de extrema importância para os alunos, que puderam conhecer melhor sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o aparecimento desses animais em casa, ou até mesmo o que deve ser feito ao encontra-los”, disse a professora de ciências, Patrícia Dolores Bertoldo.
De acordo com o cronograma de trabalho desenvolvido pelo CCZ de Tupã, na próxima semana as equipes iniciarão o monitoramento diário em escolas e creches do município para evitar acidentes com os animais.
“Assim como é muito importante as crianças conhecerem o escorpião, seus hábitos e como evita-los em casa ou na escola, faremos nas próximas semanas uma capacitação junto aos professores das redes estadual e privada, para que também conheçam melhor esses trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura e possam apresentar mais sobre o assunto dentro da sala de aula”, contou a agente de Zoonoses, Joice Matos.
O chefe de setor do CCZ, Robison Luis, ainda ressaltou que, além das unidades municiais, o setor já entrou em contato com a Diretoria de Ensino para realizar os trabalhos de prevenção nas unidades escolares do estado.
“Assim, poderemos cobrir todas as áreas e levar informações para todas as unidades educacionais de Tupã. A partir disso, saberemos que toda a população estará ciente sobre a presença do animal e quais atitudes podem ser adotadas no dia a dia para evitar acidentes”, disse.
O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, agradeceu a solicitação da escola visando garantir a saúde das crianças e desenvolver um projeto para evitar que novos acidentes com o animal posso ocorrer.
“Estamos sempre à disposição para ajudar e orientar professores, pais e alunos sobre os cuidados com os escorpiões e como mantê-los longe. O CCZ realiza um trabalho completo por toda a cidade, vistoriando espaços, recolhendo os animais que apresentam risco para a população e orientando para que a população ajude a evitar acidentes”, disse.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.