Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 02 de Março de 2022

Terceira Conferência de Cultura reuniu dezenas de artistas

Evento apresentou o Plano Municipal de Cultura e elegeu novos membro do Conselho

Terceira Conferência de Cultura reuniu dezenas de artistas

No último sábado (26), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizou a III Conferência de Cultura. O evento, realizado no anfiteatro do Instituto Federal – Campus de Tupã, foi marcado pela eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT), órgão coletivo com a participação do poder público e da sociedade civil em prol do setor cultural do município.

Dando início ao evento, o diretor de teatro, Renato Gonzales Rosa, ministrou palestra sobre as leis culturais de Tupã e a composição do CMPCT, com o objetivo de informar os inúmeros artistas que desconhecem a existência do Conselho ou não conseguem acompanhar as reuniões realizadas mensalmente.

Após a apresentação do diretor, os artistas seguiram para a realização das eleições, em diferentes ambientes do prédio para a apresentação individual dos candidatos e suas ideias para os setores específicos.

Após a votação, a apuração dos votos foi realizada na presença de todos os artistas no anfiteatro, que puderam acompanhar a nomeação dos titulares e suplentes de cada setor cultural. Ao todo, foram 18 nomeados para os 10 setores representativos. Somente alguns setores não apresentaram candidatos suficientes ficaram sem a nomeação de suplentes, como a Literatura e Etnias.

Para o titular da Pasta responsável, professor Valdir Berti, a realização do evento e a junção de grande parte dos artistas do município e dos distritos, é de extrema importância para a abertura de diálogo entre os mesmos.

“A Pasta da Cultura está sob nova responsabilidade, e como titular garanto que o poder público continuará apoiando e criando políticas públicas que beneficiem os artistas”, reforçou o Secretário.

Prestigiando o evento, ao lado dos vereadores Paulo da Farmácia e Cris Vicente, o prefeito Caio Aoqui deu as boas-vindas aos novos membros e acrescentou que todos os artistas devem procurar seus representantes para que suas demandas sejam discutidas pela Conselho.

“Quero parabenizar toda a Cultura por mais este evento que busca unir toda a classe e orientar sobre todas as políticas públicas que são criadas e executadas em nosso município. O trabalho do Conselho é muito importante e, por isso, convidamos todos os artistas para que acompanhem as reuniões”, convidou.