Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 14 de Março de 2022

Prefeitura firma parceria com o Instituto Chieko Nishimura

Osmar Genovez será a primeira unidade escolar a receber o projeto “Desenvolvendo crianças virtuosas”

Prefeitura firma parceria com o Instituto Chieko Nishimura

Para fortalecer o vínculo familiar e educacional de crianças, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, firmou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura. Através da união, o projeto “Desenvolvendo crianças virtuosas” será iniciado na Rede Municipal de Ensino.

A primeira unidade escolar a receber o projeto piloto será a EMEIEF Professor Osmar Genovez, que iniciará junto ao Pré I e II, nesta segunda-feira (14), as atividades educacionais elaboradas pelo Instituto.

Segundo informações da Pasta responsável, das 19h às 20h30, os Facilitadores de Escola Evelin Miura e Mario Miura, ministrarão a primeira visita na unidade e desenvolverão o tema “Cooperação – Como desenvolver uma criança cooperativa”. A apresentação, que será realizada presencialmente, será aberta para professores, pais e responsáveis.

Na próxima quarta-feira (16), por formato on-line, os facilitadores também farão apresentação sobre o tema, das 19h às 20h30.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que a parceria com o Instituto contribuirá para o desenvolvimento das crianças do Pré I e II e, principalmente, para o vínculo dos pais com a unidades escolar.

“O projeto que será trabalhado junto à escola, traz como principal objetivo desenvolver a capacidade das crianças, já de pequenas, dentro dos conceitos de ética e moral. Também será muito importante a participação dos pais, que poderão se alinhar junto ao Instituto e conhecer mais sobre os materiais didáticos que serão fornecidos às crianças”, disse.

O vice-prefeito Renan Pontelli agradeceu a parceria do Instituto com a Secretaria e ressaltou a inclusão dos materiais desenvolvidos pelo Instituto. “Esse projeto está alicerçado no tripé ‘família, escola e sociedade’, os principais alicerces da vida de cada cidadão. E são estes pontos que iremos trabalhar com as crianças desde pequenas, quando estão iniciando seu desenvolvimento”, reforçou.

Para garantir o início do projeto do Instituto, o vereador e presidente da Câmara, Eduardo Edamitsu, esteve presente em todas as reuniões com o grupo e a prefeitura. “A parceria com o Instituto Chieko Nishimura, criado para promove a educação familiar e a formação ética, trará muitos benefícios para as crianças e principalmente para os pais, que estarão cada vez mais envolvidos com a educação dos filhos, visto que o projeto visa educar dentro e fora de casa”, afirmou o vereador.

Para o titular da Pasta responsável, professor Valdir Berti, todo o conteúdo desenvolvido pelo Instituto se mostrou relevante, principalmente para as crianças do Pré I e II, que serão as primeiras a serem envolvidas no projeto.

“Este é um projeto que pretendemos desenvolver a longo prazo, atingindo ainda mais unidades escolares do nosso município. Optamos por iniciar as atividade com crianças do Pré I e II porque é uma faixa etária em que a criança já tem toda a estrutura cognitiva formada, e está numa fase de entendimento muito propício para o desenvolvimento da sua personalidade”,