Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 21 de Março de 2022

Prefeitura lança campanha de repasse do IR para instituições socioassistenciais do município

Ao doar parte do seu Imposto de Renda devido, ajuda a apoiar projetos com Crianças, Adolescentes e Idosos

A Prefeitura de Tupã lançou a Campanha “Leão Amigo do Idoso e da Criança - 2022” para repasse do Imposto de Renda para apoiar instituições socioassistenciais acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ao destinar o valor devido, o cidadão ajuda até 15 entidades de Tupã que desenvolvem ações em prol de crianças e idosos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente beneficia 12 iniciativas que cuidam de jovens vulneráveis, enquanto o Fundo Municipal do Idoso ampara 3 instituições que atendem pessoas a partir dos 60 anos.

“Os Fundos são contas específicas para gestão e administração do trabalho desenvolvido por pessoas abnegadas, e são uma forma de transformar o Imposto de Renda em oportunidade de promoção da cultura, do conhecimento, do lazer, do esporte, do amparo, e do cuidado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este ano, esperamos que a arrecadação ajude a amenizar os efeitos dessa pandemia tão dolorosa”, declarou.

O evento de lançamento, realizado nesta sexta-feira (18), reuniu representantes do poder legislativo, das Instituições Sociais, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); do Conselho Municipal do Direito do Idoso; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Tupã e Região (SESCON); e do poder executivo.

Em nome do prefeito Caio Aoqui, o vice-prefeito Renan Pontelli, ressaltou a parceria com escritórios de contabilidade de Tupã, que orientam os clientes sobre a possibilidade de doação do IR. “Pessoas físicas podem destinar 3% do Imposto sobre a Renda para um dos fundos. Já a Pessoa Jurídica pode direcionar até 1% do imposto devido. Você valoriza as instituições da cidade, e tem o total do valor abatido no Imposto”.

A Declaração do Imposto de Renda pode ser feita até o fim de abril. Segundo Wagner Luques, diretor da Casa do Garoto, uma das Instituições atendidas pelo Fundo, se toda população participar da Campanha, até R$3 milhões podem ficar disponíveis para subsídio.

“Com esses recursos poderíamos custear medicamentos, cestas básicas, produtos de higiene, até mesmo melhorias nos prédios, e a oferta de serviços que mantenham as crianças longe das drogas e assegurem uma velhice digna, segura e confortável para tantos idosos”.