Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 30 de Março de 2022

Cultura abre inscrições para curso de teatro livre

Aulas serão ministradas pelos atores e diretores dos Grupos Fênix e Ágape de teatro

Cultura abre inscrições para curso de teatro livre

A Subsecretaria de Cultura, em parceria com o Grupo Fênix de Teatro e o Grupo Ágape Produções Artísticas, abriu esta semana inscrições para um curso livre de teatro. O curso, que já está com as inscrições abertas e terá início neste sábado (02/04), é voltado para jovens e adultos maiores de 12 anos.

Para se inscreverem nas aulas os interessados devem procurar a sede da Subsecretaria, localizada no Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes” (Avenida Tamoios, 1626 – 1704), portando o CPF, RG e um comprovante de residência. Caso o aluno ainda não tenha completado 18 anos, a presença e a apresentação do RG e CPF dos responsáveis é indispensável.

Segundo informações, o curso será de iniciação no teatro e as aulas serão ministradas no Teatro Municipal. Às terças-feiras, das 19h às 21h, o ator e diretor do Grupo Ágape, Renato Gonzales, aplicará as lições, e aos sábados, das 13h às 14h30, o ator e diretor do Grupo Fênix, Charles dos Passos, será o responsável pelas atividades e dinâmicas teatrais.

“Conseguimos uma parceria de peso com os grupos de teatro presentes em nosso município e que há anos já desempenham um papel de extrema relevância para o setor teatral e a formação de artistas. Com este curso incentivaremos ainda mais a arte, a cultura e a valorização dos integrantes desse setor que tanto sofreu com os tempos mais críticos da pandemia da covid-19, e que agora estão retomando suas atividades”, disse o Subsecretário de Cultura, Luiz Carlos Sanches.

O professor Charles Dos Passos ressaltou que as aulas de teatro não apensas serão importantes para a formação de artistas para os próximos anos, mas também para outras questões que o teatro auxilia.

“O teatro desinibe, desenvolve a oratória e as atividades psicomotoras, além de melhorar muito a comunicação e incentivar a integração e a sociabilização entre os participantes e os demais. Além de ser uma arte belíssima e que leva alegria e reflexão para muitos, o teatro tem um papel social muito importante e que queremos destacar”, disse.

Já o professor Renato Gonzales ressaltou o convite para a população e informou que todas as aulas serão aplicadas respeitando o conhecimento de cada pessoa, retomando os principais pontos do teatro para ensinar e incentivar os participantes a conhecerem cada vez mais esta arte.

“Muitos esquecem que para uma peça de teatro chegar até os palcos, os atores e toda a direção passam por uma desconstrução e construção intensa, sendo um processo cauteloso e que requer muito conhecimento. Por isso, ressalto que o curso buscará essa linhagem, ensinando cada participante sobre esses processos que só os envolvidos com o teatro conhecem”, enfatizou.