.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 04 de Abril de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

2º Fórum Tupã 2030 define etapas para promoção da alimentação saudável

Encontro reuniu 93 agentes envolvidos em projetos municipais


2º Fórum Tupã 2030 define etapas para promoção da alimentação saudável

O II Fórum Tupã 2030 definiu o planejamento das etapas que poderão colocar Tupã entre os dez municípios com os melhores índices de bem-estar alimentar infantil. Mais de 90 servidores e agentes das Secretarias Municipais se reuniram para avaliar o que tem sido ofertado à população, e quais medidas podem ser tomadas para reverter quadros de má nutrição. 

 

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, afirma que a união entre diferentes pastas da administração pública permite que as demandas de todos os setores convirjam no programa. 

 

“A participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Planejamento, entre outras, ajuda a sistematizar as propostas que emanam da própria comunidade. As ideias levantadas serão analisadas para se consolidarem, e tornarem Tupã a cidade que queremos ter daqui a 10 anos”.

 

No primeiro Fórum do programa, realizado em novembro de 2021, os técnicos e gestores identificaram as ações existentes no município nos eixos de cuidado, proteção social, prática de exercícios físicos, e produção de alimentos saudáveis. 

 

De novembro a março deste ano, pode-se definir quais atividades são fundamentais para alcançar os objetivos. Conforme a coordenadora do programa, dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp de Botucatu, o novo encontro objetivou eleger prioridades. 

 

“Além das mesas de debate, montamos um espaço para receber pequenos agricultores e artesãos, a fim de valorizar a identidade local e os produtores daquilo que é sustentável e de fato mais saudável”. 

 

A Gerente do CREN da Unifesp (Centro de Recuperação e Educação Nutricional da Universidade Federal de São Paulo), dra. Maria Paula Albuquerque, ressaltou o processo de colaboração em rede para que as crianças têm ambientes propícios à boa alimentação.

 

“O CREN trabalha há 30 anos com a articulação de rede na promoção de saúde infanto-juvenil. Estar nesta parceria é parte de uma jornada para que a gente construa um plano de ação, com os prazos e recursos necessários para a execução dessas atividades”, declarou a professora. 

 

O prefeito Caio Aoqui destacou como os desafios envolvidos na mudança da realidade de Tupã no combate à obesidade e subnutrição na infância têm sido superados com apoio dos pesquisadores envolvidos e da gestão pública. “Fazer de Tupã referência para outros municípios é um desafio, mas o que nos importa realmente é mudar os comportamentos daqueles que representam o nosso futuro, aquilo que uma cidade tem de mais especial, que são as nossas crianças”, finalizou o prefeito. 

478 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.