Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 13 de Abril de 2022

Obras de reforma e ampliação da Cozinha Piloto seguem avançando

Departamentos serão ampliados por conta do aumento da demanda do setor

Obras de reforma e ampliação da Cozinha Piloto seguem avançando

Para melhorar ainda mais os serviços realizados diariamente pela Cozinha Piloto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura, iniciou no local obras de reforma e ampliação do prédio. Ao todo, 27% dos serviços já foram concluídos, como apontado pela Pasta responsável.

Segundo o projeto desenvolvido para o local, a ampliação da padaria e distribuição de pães já está concluída, assim como os serviços de substituição do piso, esquadrias e pintura da cozinha, administração e outros setores. Já a ampliação do depósito de secos, das rampas e do acesso de mercadorias, foi executada a fundação e parte da supra estrutura e elevação da alvenaria.

A reforma e ampliação do local foram iniciadas após a Administração verificar a necessidade de atualização do espaço, que já possuía a mesma estrutura desde a sua inauguração. Além disso, o aumento da demanda de preparação e distribuição dos alimentos para as unidades escolares, também mostrou grande aumento nos últimos anos, preocupando a equipe da Cozinha Piloto.

“Hoje somos responsáveis pela alimentação das crianças que estudam nas escolas municipais e nos NUTIs (Núcleo de Tempo Integral), onde preparamos tudo aqui e transportamos para os prédios diariamente. Também somos responsáveis pelas creches municipais, onde a alimentação é transportada por nós e preparada pela própria creche de acordo com a necessidade das crianças. Com toda essa demanda é indispensável uma reestruturação da Cozinha, com novos espaços e setores repaginados para melhorarmos cada vez mais o atendimento à Rede Municipal de Ensino”, disse a coordenadora da Cozinha Piloto, Patrícia Simões.

Além dos inúmeros locais abastecidos com alimentação adequada para crianças e adolescentes da Rede, foi apontado pela Cozinha que mais de 1 tonelada de alimentos são preparados pela equipe diariamente, sendo aproximadamente 180 quilos de arroz, 90 quilos de feijão, 150 quilos de macarrão, 170 quilos de carne, 200 quilos de batata, 80 quilos de tomate e outros alimentos incalculáveis. Também é feito pelo setor da padaria em média 2.500 pães por dia, para o café da manhã das escolas, creches e NUTs.

O professor Valdir Berti, titular da Educação, ressaltou que o trabalho realizado pela Cozinha é essencial, visto que a alimentação adequada é um importante fator para o aprendizado das crianças.

“O fornecimento de alimentos nutricionais adequados para o desenvolvimento das crianças traz um melhor aprendizado dentro da sala de aula, podendo aumentar o entendimento dos conteúdos. Também é muito importante termos em mente que muitas crianças só têm as refeições servidas dentro do período escolar para se alimentarem corretamente, pois não possuem estrutura financeira em âmbito familiar. Por isso, melhorarmos as condições de trabalho da Cozinha Piloto é tão necessário”, disse.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda acrescentou que grande parte do projeto para ampliação do prédio visa melhorar a parte de armazenamento dos alimentos preparados pelas equipes. “Com o aumento da quantidade de alimentos preparados, automaticamente o número de produtos estocados também é maior, precisando de mais espaço para serem armazenados e manuseados pelas cozinheiras de forma adequada”, contou.

Para o prefeito Caio Aoqui, a obra não trará apenas benefícios para as crianças atendidas, mas também os funcionários da Cozinha, que passarão a ter melhores condições de trabalho para atenderem a grande demanda a Rede Municipal de Ensino.

“Ao todo são 29 funcionários trabalhando diariamente para levar alimentação de qualidade e em quantidades suficientes para atender toda a demanda da Rede. Com o prédio todo equipado, ampliado e reformado, esse trabalho tão importante da Cozinha Piloto será realizado com ainda mais eficiência”, reforçou.